2015/11/30

Ver TV sem box na Vodafone obriga a ter box

Numa altura em que também os portugueses se vão rendendo aos conteúdos televisivos distribuídos pela internet, a Vodafone opta por um sistema que não deixa de ser curioso (e frustrante para os seus clientes). Quem quiser ver TV na web para não usar a box, tem obrigatoriamente que ter uma box para criar a conta de utilizador TV.

Muito temos que agradecer à Vodafone por ter vindo para o mercado com a sua campanha imbatível de acesso TV+net+voz por 25,90 euros (e que agora até nos dá 200Mbps de net), e mesmo os clientes da concorrência só têm ficado a ganhar, ao verem os seus operadores subitamente sentirem-se mais "generosos" e a propor a descida de preço dos seus pacotes para valores idênticos. No entanto, começa a sentir-se também a tentativa de nos impingirem o serviço - cada vez mais dispensável - de TV.

Nem vamos falar na ausência de serviços realmente atractivos de ligação exclusiva à internet sem telefone nem TV (será difícil encontrarem uma ligação sem os restantes serviços incluídos a preço mais reduzido). Neste caso, trata-se apenas de um mero detalhe que até acaba por ser de ordem prática: um cliente que nem tem televisor em casa queria simplesmente aceder ao serviço Vodafone TV na web, mas para o poder fazer tem que usar obrigatoriamente uma box TV da Vodafone.

Neste caso nem se poderá dizer que o objectivo seja tentar cobrar a mensalidade acrescida da box, uma vez que na grande maioria dos casos, o preço do pacote na Vodafone vem com o aluguer da box incluído, com base numa qualquer promoção do momento ou uma pequena negociação. Mas ainda assim, considerando a transição cada vez mais forte para os conteúdos online, não deixa de ser um pouco anacrónico que, para alguém que pretenda dar uso ao serviço na web, tenha que recorrer à box e a um televisor para poder criar a conta de utilizador que lhe permitirá não ter que usar a box e o televisor.

Vamos lá Vodafone... até podem exigir que o cliente tenha a box associado ao serviço (mesmo que esteja encostada e desligada), mas ao menos permitam que quem quiser aceder ao serviço de TV na web possa criar conta no serviço online.

17 comentários:

  1. Confesso que gostava de experimentar arranjar uma Box em segunda mão como sugerido no forum e ver se isso daria ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece. A box teria que ser activada e associada à conta em questão...

      Eliminar
  2. Engraçado que esta "limitação" já existia quando lá trabalhei ou seja para cima de 3 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquela própria thread a Vodafone refere que não é limitação técnica, mas sim apenas uma opção comercial.

      Eliminar
    2. Sim pois referem. Mas do que conheço do sistema foi mais uma opcao tecnica do que comercial.

      Eliminar
    3. O que impede a implementação da inscrição via formulário web?

      A Box não é mais que um computador exótico com software proprietário que se liga à net...

      Eliminar
  3. Bem, não sei para onde pender a propósito dessa "limitação", outros user's contrapuseram com o "outro lado":

    https://forum.zwame.pt/threads/fibra-optica-da-vodafone.421053/page-812

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo qualquer "contraponto". Nem está em causa a pessoa não ter box; pode tê-la encostada a um canto, e simplesmente nem a querer ligar ou usar, e ter acesso a um serviço que pode ter... se criar o utilizador TV, que neste momento só pode ser feito na box.

      Veja-se o caso levado ao extremo: estás a pagar por um serviço que queres cancelar, mas ficas com a box avariada e nao podias cancelá-lo. (Diga-se de passagem que isto acontece... quando quis cancelar um pacote na NOS, disseram-me que só poderia ser feito por mim próprio através da box - que também tenho desligada e tive que ligar apenas para esse efeito.)

      Eliminar
    2. Que eu tenha percebido as vantagens da box não vêm discriminadas na fatura, isto é, se é preciso pagar algum extra por ter a box, vem na fatura como aluguer, e não como serviço.

      Ainda para mais, há muita gente a pagar os mesmos 25.99€ por mês quer tenham box ou não, dependendo de quando aderiram.

      Eliminar
  4. Não tenho box e liguei para o apoio para saber como aderir ao serviço de Tv através da net. O rapaz que me atendeu explicou me que não preciso de ter box , bastava criar uma conta no my vodafone. Assim o fiz e eles associaram a conta ao serviço. Isto foi há um mês atrás .

    A verdade é que , depende da pessoa que o atende e da vontade da mesma !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consegue usar as apps da vodafone TV, fox, etc. no Android, por exemplo?

      Eliminar
    2. Sim consigo. Vejo Tv no Tablet sem problemas.

      Eliminar
    3. Completamente verdade. Apesar de ter box nem fiz lá nada, foi tudo no myvodafone!

      Eliminar
    4. Estranho... No My Vodafone não tenho lá nada depois de associar o serviço... Só por curiosidade, quando foi isso?

      Eliminar
    5. Penso que Agosto. Eu nem nunca registei nada na box.

      Eliminar
    6. Ainda conseguem usar o serviço sem box?

      Eliminar
  5. Não faço qualquer comentário porque não tenho o serviço Vodafone, embora pense nele brevemente. Será que faço bem? Não sei não!

    ResponderEliminar