2015/11/30

OnRad.io deixa-te ouvir qualquer música que queiras sem pirataria


Que vos parece um serviço que permite escutar praticamente qualquer música que desejem, gratuitamente, e sem recorrer a pirataria? Pode parecer bom demais para ser verdade, mas é o que este OnRad.io faz, e que nos chega do criador de vários projectos polémicos, como o mp3.com.

Michael Robertson pode ser considerado um visionário, mas muitos dos seus projectos vêm "abanar" os poderes instituídos e são recebidos com grande resistência. Foi o que aconteceu com o seu site mp3.com, perseguido e encerrado nos anos 90 (e que ele diz que foi uma oportunidade perdida para a indústria, que o deveria encarar como serviço público, ao estilo do que actualmente o Google faz com o seu projecto de digitalização de livros); e mais tarde com o seu Linux parecido com Windows, o Lindows (que mais tarde se tornou Linspire). E agora, está de regresso com este OnRadio.

O OnRad.io é um serviço que permite a qualquer pessoa pesquisar por aquilo que quer ouvir, e depois ouvi-lo com um simples clique - e que para desgraça de todas as entidades anti-pirataria, editoras, e artistas, é completamente legal. É que este OnRad.io é simplesmente um motor de pesquisa que indexa tudo aquilo que está a tocar nas milhares de rádios online a cada momento, e que simplesmente coloca o utilizador a ouvir a estação adequada - e até informa de quando será provável que a música volte a tocar novamente (no caso de já a apanharem a meio ou perto do fim.)

É um projecto altamente curioso e, que de certa forma de pode dizer que é "merecido". De facto, há muito que se coloca a possibilidade de um fã de música sobreviver apenas à custa da rádio; sendo que a Internet veio multiplicar o acesso a milhares de rádios, levantando a questão: os fãs podem sobreviver apenas à custa de ouvirem música nas rádios online, mas será que os artistas e editoras o podem fazer? Provavelmente não, só que desta vez não poderiam recorrer ao habitual bode expiatório que é a "pirataria".

5 comentários:

  1. Não me parece que fique legal por muito mais tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a ver por onde poderão "pegar"... está apenas a redireccionar os utilizadores para os locais onde essa música já pode ser ouvida legalmente. Se por acaso conseguissem pegar por aí, seria o fim de todo e qualquer motor de busca, incluindo o Google.

      Eliminar
    2. Eles são criativos, basta olhar para a nossa SPA, o revés da lei da cópia privada no U.K. ou até os jornais e governos dos "nuestros hermanos" e dos "boches" com a "Taxa Google", entre muitas outras coisas...

      Eliminar
    3. Já estou a ver a próxima saga. Proibir as rádio online de "transmitirem" fora do seu país.

      Eliminar
  2. lolol. excelente ideia que conseguiu colocar em funcionamento. o streaming online e legal veio para ficar, quer na música como no video (filmes, séries, ....).

    ResponderEliminar