2015/12/16

Acabou-se a borla dos Raspberry Pi no data center


Em Abril de 2013 a PCextreme lançou uma campanha que possibilitava colocar um Raspberry Pi gratuitamente num data center, e que se tornou num sucesso imediato. Mas, como todas as coisas, tudo tem um fim, e a empresa vem agora dizer que não pode continuar a suportar os custos e terá que desligar os micro-computadores... a não ser que paguem.

A campanha de 2013 foi uma excelente jogada, que capitalizou no sucesso que o pequeno Raspberry Pi tinha (e que continua a ter), e que rapidamente superou todas as expectativas. Em poucos meses já tinham sido instalados mais de 2000 Raspberry Pis, o que levou à suspensão da oferta gratuita para todos os que não tivessem aderido antes de ser atingido esse limite. E agora, chega o momento de também os clientes iniciais serem confrontados com o fim desta promoção.

A empresa diz ter chegado a um ponto em que já não consegue suportar os encargos dos milhares de Pis ligados continuamente no data center, e que por isso terá que por um ponto final no projecto. Embora seja algo que vá chatear todos aqueles que estão a tirar partido do seu Raspberry Pi ligado continuamente à internet sem qualquer custo, importa referir que nas condições iniciais já era referido que a empresa garantiria o serviço por "tempo indeterminado" e com um mínimo de 12 meses (que foi cumprido).

Os Raspberry Pis não serão desligados de um dia para o outro, e a PCextreme disponibiliza várias opções para quem desejar manter o seu RPI ligado. Uma será simplesmente pagar os 2,48 euros (+IVA) mensais da modalidade de co-locação do RPI; a outra será optar por um dos outros serviços disponíveis (Aurora Compute, Dedicated server ou Colocation) que também permitirá manter o Raspberry Pi em funcionamento.

Os utilizadores terão até 16 de Março para decidir, data em que os RPIs serão desligados, podendo também optar por que o seu Raspberry Pi lhe seja enviado (pagando os portes de envio) ou doado a um estabelecimento de ensino.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)