Os óculos de realidade virtual serão apenas uma das formas de maior imersão nos mundos virtuais, e há quem trabalhe no sentido de permitir essa imersão sem que seja necessário usar óculos, como revela uma patente da Amazon para criação de um sistema de projecção capaz de transformar as nossas salas num verdadeiro Holodeck.
O sistema consistiria numa câmara e projector, capaz de fazer o tracking do utilizador em tempo real e projectar informação que acompanharia a sua perspectiva; permitindo criar a ilusão de objectos tridimensionais (um pouco ao estilo do que era feito com o falhado smartphone Fire da Amazon, que usava quatro câmaras). Desta vez o sistema pretende conseguir criar efeito idêntico usando apenas uma câmara, dispensando a necessidade de calibração que é indispensável em sistemas como o IllumiRoom e RoomAlive da Microsoft.
Outra das potencialidades deste sistema, seria transformar um pedaço de plástico transparente num verdadeiro tablet virtual (ou num ecrã de grandes dimensões), projectando a imagem que seria sempre mantida na perspectiva correcta, e com a qual poderíamos interagir com gestos. Embora seja fácil imaginar os desafios técnicos, seria uma excelente forma de ter um "tablet" ultra-leve que nunca ficaria sem bateria e que não teríamos problemas em deixar cair ao chão. :)
Ainda assim... continuo à espera que a Microsoft se decida a mandar o seu RoomAlive cá para fora. Mas por este andar, parece que será coisa que eventualmente apenas poderemos ver daqui por mais uma década, talvez a acompanhar a próxima geração da Xbox.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)