2015/12/29

Análise ao LG Minibeam Nano [mini-projector]

O nosso Luis Costa traz-nos hoje uma análise sobre um dos sempre curiosos mini-projectores, neste caso o Minibeam Nano da LG.



Quando surgiu a possibilidade de testar um projector, nem hesitei. Afinal de contas, quem é que não gostaria de poder projectar um filme ou uma série na parede da sala e ter uma autêntica experiência de "cinema em casa"?

O LG Minibeam Nano


O LG PV150G é um projector que pertence à gama Minibeam da LG. É um equipamento vocacionado para a mobilidade, que alia as reduzidas dimensões (108 x 103 x 33 mm) e peso (270g) a um conjunto de especificações que lhe dá capacidade para funcionar em múltiplos cenários.



Sempre útil a opção de a LG colocar as principais características nas caixa laterais da caixa. Desta forma, um potencial cliente pode ver imediatamente as especificações ao pegar na caixa numa loja, dispensado dessa forma uma consulta à internet ou aos funcionários da loja. A saber-se: sistema de luz LED com longevidade de 30000h, bateria integrada, resolução de 854x480, projecção até 100" de diagonal, coluna mono de 1W, USB, e screen share para mostrar conteúdos enviados de um smartphone ou tablet.


Dentro da caixa encontramos o projector, transformador, um comando e a documentação de referência.


O projector é mesmo muito compacto, cabe facilmente no bolso de um casaco.

Na traseira encontramos a grande maioria das ligações: saída de som através de jack 3.5mm, porta HDMI com capacidade MHL (que possibilita a ligação de equipamentos móveis com esta funcionalidade), botão on/off e porta USB. Numa das laterais temos a tomada para ligar o carregador e na outra o botão para focagem. Em ambas as laterais encontramos uma zona perfurada para ventilação.

Na parte de cima, apenas um pequeno botão que não é mais do que um mini joystick para navegar nos menus das configurações. Tem cinco movimentos, cima/baixo e esquerda/direita e pressão para seleccionar a opção pretendida. Desta forma é possível operar o equipamento sem utilizar o comando,


O menu de configuração permite ajustar a imagem, som e entrada. A opção sem fios é particularmente interessante para utilizar um equipamento móvel sem necessidade de recorrer a um cabo. Se a este facto juntarmos a bateria que tem capacidade para duas horas em operação, sai reforçado o carácter de mobilidade deste equipamento.


Este LG minibeam é assim passível de ser utilizado em múltiplos cenários, mas obriga a que o utilizador tenha em atenção um aspecto que é crucial para a operação do equipamento: a luz ambiente.



Na primeira imagem podem ver o resultado de uma projecção num ambiente com muita luz. No caso em questão, Youtube a correr no meu Nexus 10 ligado via HDMI.


A segunda imagem foi captada de dentro casa, sem luz ambiente, com resultados bastante mais satisfatórios. Há portanto que garantir que o local onde se pretende utilizar o LG PV150G tem a iluminação no mínimo.

A coluna integrada não tem uma qualidade Hi-Fi, é apenas suficiente para assistir a um vídeo. Têm como alternativa recomendável o jack de 3,5mm para ligar a colunas externas, garantindo uma melhor qualidade de som. Como já foi acima referido a autonomia situa-se nas duas horas, pelo que é suficiente para uma apresentação ou uma aula.

A projecção vai até às 100", o que será suficiente para a maioria das aplicações, mas tendo como limitação a sua reduzida resolução de 854 x 480 (WVGA) não permite um grande detalhe na imagem.


Apreciação final


Este é um equipamento com um alvo muito bem definido, destinando-se a todos os que necessitam de um equipamento vocacionado para a mobilidade e que dêem prioridade a um tamanho compacto e fácil de transportar. As reduzidas dimensões e peso foram pensadas para este padrão de utilização. O facto de ter uma bateria incorporada, dispensar cabos e comando são argumentos extra que só facilitam a vida do utilizador.

A menor qualidade do som pode ser colmatada com uma coluna externa, se bem que se espera que este aspecto seja tido em conta numa futura revisão do hardware. E quanto ao preço, este Minibeam Nano pode ser encontrado por valores de 239 euros que parecem ser adequados face ao que oferece.


LG Minibeam PV150G

Prós
  • Dimensões
  • Peso
  • Facilidade de utilização
Contras
  • Som
  • Resolução

Por: Luis Costa


1 comentário:

  1. Eu comprei uma camera de filmar Sony com projector incorporado, mas como óbvio não tem ligação a colunas nem a celulares, apenas podes ver a partir de uma televisão um aparelho de canais e um computador...

    ResponderEliminar