2015/12/31

Feliz 2016 com tecnologia com toque humano


Cá estamos nós, uma vez mais, no último artigo do ano, prestes a entrar no ano de 2016. Um ano que se quer cheio de tecnologia... mas sem esquecer aquilo que é ainda mais essencial: as pessoas que a utilizam.

Os anos passam cada vez mais depressa (ainda "ontem" estávamos a celebrar a entrada em 2015) e neste ano de 2015 não se teve qualquer "revolução", como aliás tínhamos previsto. Ainda não foi desta que os wearables tiveram uma aceitação explosiva por parte do público; e produtos mais revolucionários como o Google Glass continuaram desaparecidos.

Mas para 2016 prevêem-se novidade e movimentações bem mais interessantes. O ano que agora se inicia vai ser o ano da chegada em força da Realidade Virtual; e embora os sistemas que estejam para chegar ao mercado já nos primeiros meses possam ser considerados produtos de uma primeira geração da nova era da Realidade Virtual, o seu objectivo é permitir catapultar esta tecnologia para um ponto que lhe permita começar a concretizar tudo aquilo que poderá vir a fazer. É lógico que as coisas comecem pelos jogos e pelo entretenimento; mas depressa se descobrirá que as suas aplicações se podem alastrar a muitas mais áreas, como a educação, turismo, saúde, e tudo o mais. Vai ser certamente um novo mundo (bem real) de oportunidades para estes mundos virtuais.

Como sempre, esperamos poder ir acompanhando todos os desenvolvimentos e partilhá-los com todos aqueles que de forma regular (ou ocasional) por cá vão passando; sendo que nem será necessário dizer que, da minha parte e de todos os que colaboram com o Aberto até de Madrugada, continuaremos a fazer o nosso melhor para manter o espírito de boa disposição e entreajuda que torna este nosso cantinha da internet num lugar tão especial. :)

Um excelente ano de 2016, e que daqui por um ano possamos estar a repetir a dose!

1 comentário: