2015/12/20

Jaguar junta-se à Formula E e vai fabricar carros eléctricos


A Jaguar vai regressar à "Fórmula" mas desta vez troca a Formula 1, que abandonou em 2004, pela Formula E; opção que servirá também para ajudar o desenvolvimento de futuros carros eléctricos comerciais.

Para alguns, a F1 só é F1 se for acompanhada por carros capazes de dar gritos ensurdecedores nascidos das goelas dos seus cilindros e pistões; para outros, já parece começar a adivinhar-se um tempo em que essa maravilhas mecânicas começarão a ser olhadas da mesma forma que actualmente se olham para as locomotivas a vapor: impressionantes, mas "relíquias" de outras eras.

Seja como for, a Formula E vai conquistando cada vez mais interessados, e lá chegará o tempo em que em vez de carros idênticos para todos, lá se permitirão o mesmo tipo de desenvolvimentos independentes como acontece na F1. Por agora, a entrada da Jaguar na competição vem preencher o vazio da saída de uma equipa (Trulli), e a marca aproveita a oportunidade para dizer que também tem nos planos o lançamento de carros eléctricos num futuro não muito distante.

... Mesmo assim, continuo mais interessado em ver que tal os carros da Roborace irão competir, com os algoritmos a tomarem conta dos controlos dos carros. Quem sabe, se calhar ainda é uma destas competições que surge a primeira Inteligência Artificial que se lembra de fazer umas manobras à Ayrton Senna para "fechar a porta" aos adversários. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)