2015/12/11

mytaxi chega a Lisboa com desconto de 50% nas viagens

Enquanto se aguarda pelo desfecho do bloqueio à Uber, chega à capital um novo serviço em tudo idêntico... mas que desta vez será abraçado pelos taxistas em vez de ser perseguido à pedrada e pontapé: o mytaxi.

Depois de todas as polémicas com a Uber (que ainda duram) parece que os taxistas começam a perceber aquilo que deveriam ter feito desde logo - copiar as boas ideias e usar a tecnologia em seu proveito, aproveitando as vantagens que têm sobre os restantes serviços (como uma cobertura bastante mais alargada.) Um pequeno passo nesse sentido é dado com esta nova app mytaxi, que basicamente é um "Uber para táxis" e que se vem juntar às apps já existentes.


A mytaxi estreia-se em Portugal em Lisboa, mas o serviço já existe desde 2009 na Alemanha. O seu método de funcionamento será imediatamente reconhecido por qualquer pessoa que já tenha usado o Uber, basta abrir a app e pedir um táxi, e rapidamente poderemos ver quem é que nos virá apanhar, com informação sobre o condutor e veículo (incluindo a pontuação do condutor que lhe foi atribuída por outros clientes), tempo estimado de espera, custo estimado - e também podem seleccionar opções especiais, como veículos de maiores dimensões, híbridos ou que permitam o transporte de animais.

A aplicação mytaxi está disponível para iOS, Android, Windows Phone e Blackberry; e para celebrar a chegada a Lisboa, a mytaxi vai oferecer um desconto de 50% em todas as viagens até ao final do ano. Para beneficiar desta promoção, os utilizadores apenas têm de descarregar a app, registar-se e seleccionar a funcionalidade de pagamento através da aplicação e o desconto será aplicado automaticamente.

Continuamos a não perceber porque motivo os taxistas (cooperativas?) não facilitam que este tipo de apps possa abranger a totalidade do território nacional, que seria um grande trunfo contra novos serviços como o Uber e... vamos lá ver do que é que os taxistas irão reclamar relativamente a este mytaxi (provavelmente vão exigir que seja retirada "aquela coisa das estrelinhas" que permite serem classificados pelos seus clientes; ou desactivar os recibos automáticos com o valor real da viagem. :P)

14 comentários:

  1. Eu explico. Este serviço como do UBER é ilegal. Não é pode fazer descontos em serviço de táxi. Os preços são tabelados nem sequer se pode fazer cartões de pontos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se não se arranjasse forma legal de contornar isso. O preço do taxi é o de tabela, mas o serviço comparticipa metade ao cliente...

      Eliminar
    2. E de onde lhe vem a informação para dizer que é ilegal?
      O problema dos portugueses é falarem sem conhecimento de causa!

      Eliminar
    3. Conceicao, pelos vistos quem nao sabe é voce! O serviço UBER é de facto ilegal, uma vez que nem os passageiros estao assegurados de acordo com a lei em vigor para transportes de passageiros em portugal

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Já temos soluções de empresas nacionais para resolver este problema há bastante tempo. O Taxi-Link da Geolink http://geolink.pt/ ou até mesmo o MEO Taxi.

    ResponderEliminar
  4. Não falem do que não sabem sou taxista e esta app além de legal funciona lindamente o desconto que falam é suportado pela mytaxi nós recebemos a totalidade quanto aos recibos são sempre passados pelo motorista como obriga a lei. A geolink é tão parecida como o dia da noite,a uber só é ilegal porque não têm motorista certificados e carros licenciados para o efeito.
    Também sou da opinião que é desta forma que se combate a concorrência,inovando!!

    ResponderEliminar
  5. Não falem do que não sabem sou taxista e esta app além de legal funciona lindamente o desconto que falam é suportado pela mytaxi nós recebemos a totalidade quanto aos recibos são sempre passados pelo motorista como obriga a lei. A geolink é tão parecida como o dia da noite,a uber só é ilegal porque não têm motorista certificados e carros licenciados para o efeito.
    Também sou da opinião que é desta forma que se combate a concorrência,inovando!!

    ResponderEliminar
  6. Permita-me dizer que ideia que a Uber só é ilegal porque quer ser ilegal. E estão-se nas tintas para a lei de cada país. Sobretudo na europa onde, por norma, há maior fiscalização e regulação.

    A Uber nunca contactou com empresas de táxi, nem quer ouvir falar disso, porque lhes convém ter como parceiros empresas ou indivíduos que não estão sujeitos a fiscalização pelas autoridades.

    O modelo de negócio da Uber aposta em motoristas em part-time, nada de contratos de trabalho.
    Ou então, acordos com empresas que contratam motoristas a recibos verdes. como por exemplo a BDriven da Salvador Caetano ou a Perfect SA.
    Para além de rent-a-cars que possuem licenças para aluguer de viaturas sem motorista. Repito: aluguer de viaturas sem motorista (ver site do IMT)

    Muitos motoristas na rua, quantos mais melhor! Mas quanto menos responsabilidades sociais melhor. É uma mina!

    Muito e bom marketing sim senhor, mas já há muitos motoristas Uber nos EUA com a "corda na garganta" graças às falsas expectativas de rendimentos que a Uber lhe prometeu. E terem de trabalhar 16 horas por dia para conseguir pagar as despesas inerentes e sobreviver.

    Os custos fixos para a Uber são irrisórios e além disso 20% de cada serviço pago pelo cliente não pagam impostos. É dinheiro que sai da economia local e nunca mais entra em Portugal.

    Pensem nisso quando escolherem mytaxi ou uber

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário, subscrevo totalmente a sua opinião

      Eliminar
    2. Sim senhor parabens, concordo inteiramente consigo

      Eliminar
  7. Muito poderia dizer das ratoeiras da Uber, mas aqui o que importa é falar da novidade. Da MYTAXI

    Até que enfim aparece "alguém" com o arcaboiço financeiro da Uber, para atirar o mercado dos transportes porta-a-porta para o lugar devido.

    Para além disso e até ver, esta "nova" aplicação traz um conceito que vai muito além do marketing agressivo, falso e vazio de conteúdo humano.
    Se se cumprirem as promessas a Mytaxi, introduz um factor qualidade inteligente e voltado para o desenvolvimento colectivo (aplicação+parceiros) e sustentado. Traz a tecnologia a um nível mais humano.
    Aparentemente o lucro não perece ser o único móbil da aplicação, ao contrário de outras bem conhecidas.
    Mas como em tudo vamos esperar para ver, se de facto existe paralelismo entre palavras e acções.
    Sempre na presunção que tudo será como dizem ser, esta Mytaxi é a grande lufada de ar fresco que tanto ansiava.

    Parabéns e sejam muito bem vindos.

    ResponderEliminar
  8. é sempre obrigatório dar gorgeta?

    ResponderEliminar