2015/12/11

Facebook vai trabalhar melhor em modo offline


Vivemos num mundo tão ligado à internet que até nos esquecemos que o "mundo" não é igual para todos e que há muitos milhões de pessoas para quem o acesso à internet é feito a velocidades de kilobytes por segundo e de forma esporádica. É para essas pessoas (e não só) que o Facebook quer melhorar a experiência de utilização do seu serviço, com um modo offline mais funcional.


Ninguém gosta de ver uma app a demorar "horas" (na verdade, alguns segundos) a apresentar os conteúdos; e se isso acontece numa ligação 3G ou 4G, imaginem o desespero de quem esteja a usar uma ligação 2G. O Facebook sabe disso, e não quer que isso seja impedimento para que esses utilizadores deixem de usar o seu serviço e se mudem para outros mais leves, fazendo algumas alterações de modo a ser mais eficiente com ligações lentas e em modo offline.

Em situações em que todos os bytes contam, o Facebook está a mudar o sistema de apresentar o News Feed de modo a que, em vez de carregar todas as notícias, vai espreitar notícias que já tenham sido descarregadas anteriormente mas ainda não tenham sido vistas, e apresentar imediatamente aquelas que pensa serem de maior interesse para o utilizador. O resultado será que o utilizador verá uma notícia "de interesse" de forma imediata, enquanto as novas notícias vão sendo descarregadas, e sem ter que enfrentar um indicador de "notícias a serem carregadas" que nunca mais mostra nada...

A outra novidade é que passa também a ser possível comentar em modo offline. Anteriormente já era possível fazer likes e shares em modo offline, que teriam efeito da próxima vez que se conseguisse uma ligação à internet; mas agora isso passa a funcionar também para os comentários. Uma opção bem mais lógica, uma vez que os comentários são algo que demorará mais tempo a escrever, e que assim poderão ser feitos com tempo, sabendo-se que depois serão enviados.

["sem internet?"]

... De certo modo, faz-me lembrar os velhos tempos dos pacotes de mail offline; em que também se ligava à internet só para descarregar o pacote com emails comprimidos, que depois era lido e respondido em programas como o Silver Expree ou o Blue Wave; e depois se ficava com um novo pacote zipado de respostas para enviar. (Isto nos tempos em que esperar pelo download de 300KB de email já era coisa para demorar alguns minutos!)

A grande vantagem de tratar bem estes utilizadores com ligações lentas, é que os melhoramentos feitos para tornar o sistema mais eficiente irão também ajudar mesmo aqueles que tenham ligações mais rápidas... pelo que, todos ficam a ganhar, embora para uns essa diferença possa passar quase despercebida, enquanto para outros serão alterações que afectam drasticamente (para melhor) o seu dia a dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)