2016/01/28

AI do Google bate campeão Europeu de Go


O Go é um dos jogos mais antigos que, por trás da sua aparente simplicidade, esconde uma complexidade estratégica que tem sido difícil de dominar pelos computadores. Mas os sistemas de inteligência artificial do Google parecem já ter aprendido a lição e superado os seus mestres humanos.

O Go não tem peças complicadas como no xadrez, e limita-se a ser um jogo onde dois jogadores vão colocando pequenos botões pretos e brancos, com o objectivo de capturar as peças inimigas cercando-as. Mas não deixem que esta simplicidade aparente vos engane... as estratégias envolvidas são de tal ordem que são capazes de fazer queimar muitos neurónios. E o facto de se poderem colocar peças em qualquer uma das intersecções do tabuleiro de jogo faz com que existem "biliões" de possibilidades a considerar - algo que impossibilita a tentativa de ataque via "brute force" para um computador que queira jogar este jogo.

Para um computador superar um jogador humano, seria necessário dar-lhe uma inteligência mais próxima da nossa, e isso era algo que se previa acontecer apenas daqui por uma década. Mas o Google não quis esperar tanto, e aplicou o seu sistema de deep learning ao problema criando o AlphaGo.

Com o Deep Learning, foram mostrados milhões e milhões de jogadas feitas por campeões ao sistema, para que ele "aprendesse". E depois disso, o AlphaGo jogou mais centenas de milhões de vezes contra si próprio, para ir criando as suas próprias estratégias e aprender quais seriam mais eficientes. E de seguida... bastou por os seus conhecimentos à prova, enfrentando o campeão Europeu de Go, que derrotou por 5-0!

O próximo desafio acontecerá em Março, altura que o AlphaGo irá defrontar o campeão mundial de Go, Lee Sedol.

2 comentários:

  1. Um artigo relacionado que argumenta que aquilo que aconteceu não está ao nível da "hype" que lhe foi dada:
    https://medium.com/backchannel/has-deepmind-really-passed-go-adc85e256bec#.pe9wu2ojn

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar