2016/01/22

BitTorrent Sync ganha pastas encriptadas


O BitTorrent Sync é o serviço de sincronização de ficheiros via torrents, e agora ganha novas funcionalidades, incluindo a capacidade de criar pastas encriptadas.

Ainda recentemente falamos dos torrents e referimos a sua capacidade de eficientemente transferirem grandes quantidades de informações entre múltiplos dispositivos, e o Sync é um serviço que usa essa mesma eficiência mas para uma utilização entre um grupo de pessoas mais restrito - ou entre múltiplos dispositivos de uma só pessoa.


Agora, para além das suas funcionalidades de sincronização, o Sync ganha a capacidade de criar pastas encriptadas que permitem opções adicionais. Os dados contidos nestas pastas passam a ter 3 chaves disponíveis: uma que permite o acesso total e completo aos conteúdos (leitura e escrita); outra que permite apenas a leitura; e uma que se destina a ser usada para receber as actualizações das modificações feitas, sem que se tenha efectivamente acesso aos conteúdos propriamente ditos. Com isto garante-se que os dados estão sempre encriptados, tanto nos dispositivos locais como em todas as comunicações que forem feitas.


Entre as restantes novidades desta nova versão temos: a capacidade de correr como serviço no Windows; sincronização selectiva na versão Linux (mas só para os utilizadores da versão Pro); e também a utilização de cartões de memória na versão Android. Continuo a ser grande fã deste BitTorrent Sync, e só é pena que não subam um pouco os limites/capacidades da versão gratuita, ou que disponibilizassem uma versão paga num patamar mais reduzido

2 comentários:

  1. Prefiro a alternativa "aberta": Syncthing: https://syncthing.net/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim mas o syncthing não tem esta feature, que é no minimo espetacular

      Eliminar