2016/01/05

Drive PX 2 da Nvidia é um super-computador para os automóveis


Depois de no ano passado a Nvidia ter revelado o seu Drive CX, este ano apresenta-nos um super-computador compacto ainda mais potente, o Drive PX 2, capaz de identificar tudo o que esteja na estrada.

A Nvidia já está de olhos postos no futuro, e quer garantir que, qualquer que seja a empresa a trazer os primeiros carros autónomo para o mercado, que o faça contendo hardware da Nvidia no seu interior. E para isso aposta neste novo Drive PX 2, um verdadeiro super-computador automobilístico.


O Drive PX 2 consiste num módulo com 12 CPU cores e um GPU da série Pascal, sendo capaz de processar 8 TFLOPS e 24 TOPS de operações deep learning (capacidade que a Nvidia equipara a 150 computadores MacBook Pro) - tudo isto num módulo bastante compacto e que recorre a liquid cooling (que não será problema num automóvel).


Toda esta potência é posta em uso em conjunto com um sistema de inteligência artificial que permite identificar e classificar tudo o que vê na estrada (e que vai aprendendo de forma contínua). Ou seja, mais do que saber apenas onde estão todos os potenciais obstáculos em seu redor, o sistema pode classificar aquilo que são automóveis, peões, sinais de trânsito, motociclistas, etc. Na prática será um sistema mais avançado do que aqueles que já existem em diversos veículos e que pode ser ligado a um máximo de 12 câmaras para ter uma visão abrangente em todas as direcções



Nos testes realizados a Nvidia diz que o seu Drive PX 2 já conseguiu identificar sinais de trânsito em condições atmosféricas adversas melhor do que um condutor humano. Mas... vamos aguardar pela chegada de automóveis com este super-computador sobre rodas. Pelo menos será de esperar que, quando o carro estiver estacionado, iremos ter potência de sobra para poder jogar alguns jogos bem intensivos no ecrã do automóvel. (Arriscamos-nos é a deixar o carro sem bateria em poucas horas. :)

2 comentários:

  1. Fixe mais óptimas notícias, que venham os automóveis autónomos o mais rápido possível e baratos, pois estou farto de tantos azelhas na estrada, erros toda a gente comete mas não saber o código de estrada ou comprar automóveis de €100.000 e depois nem os piscas usam parece que os piscas vêm na última prestação.
    Só mais uma coisa Carlos, consegues entrar em contacto com o pessoal que está a desenvolver isso e enviar uma sugestão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não tenho nenhum contacto "prioritário" na Nvidia; mas experimentar passar pelos foruns deles, que pode ser que por lá esteja alguém atento que redireccione a sugestão para o local devido. :)

      Eliminar