2016/01/05

Facebook fez crashar a sua app propositadamente para testar lealdade dos utilizadores


O Facebook já foi apanhado a manipular os sentimentos dos utilizadores em experiências sociais, e agora parece que o voltou a fazer, crashando propositadamente a sua app para testar a lealdade dos seus utilizadores.

Este teste de lealdade terá sido feito como forma de avaliar os planos de contingência necessários para uma eventualidade da app do Facebook desaparecer da Google Play Store, visando analisar de que forma é que os seus utilizadores reagiriam ao não terem acesso à app.

E ao que parece, as cobaias os utilizadores do Facebook superaram a prova com distinção, lançando a app repetidamente para verem se a mesma começava a funcionar e, quando isso não acontecia, recorrendo à versão mobile do Facebook no browser dos seus smartphones.

Se por um lado os resultados serão positivos para o Facebook... por outro lado este próprio teste poderá fazer com que alguns deles passem a olhar com um pouco mais de desconfiança para este serviço. Afinal, se são capazes de os usar como cobaias, potencialmente causando grande frustração durante algumas horas só para ver "quanto é que aguentam"... se calhar da próxima vez a reacção poderá ser bem diferente.

Por algum motivo muitos utilizadores recomendam desinstalar a app do Facebook e usar unicamente a versão mobile via browser - depois de se ficar a conhecer este tipo de testes, é muito provavelmente o melhor que têm a fazer.

1 comentário:

  1. tinha o FB e o FB Messenger, desinstalei por motivos pessoais, mas uma coisa que me apercebi foi que maior parte das vezes que pegava no tlm era pala daquilo, depois de desinstalar, varias vezes peguei no tlm para ir ao facebook, depois lembrava-me que ja nao tinha a app e automaticamente arrumava o tlm. reparei que passei a pegar muito menos no tlm depois que me abituei. e nao loguem no web se nao é mais uma tentação.
    nao é nenhuma critica mas é um facto curioso :P

    ResponderEliminar