2016/01/28

Google já distribuiu 5 milhões de Cardboard VR


A Realidade Virtual é uma revolução que irá ser feita "lentamente", mas o Cardboard do Google é uma das suas armas secretas e que tem permitido que milhões de pessoas tomem o primeiro contacto com esta tecnologia usando os seus próprios smartphones.

Há décadas que muitas pessoas sonham com a promessa da realidade virtual. Infelizmente, é algo que tem tardado em se concretizar, e grande parte do problema deve-se ao factor "custo" (basta relembrar que o muito aguardado Oculus Rift chocou tudo e todos por chegar com um preço bem acima do que era esperado).

O Cardboard VR do Google pode parece apenas uma brincadeira, mas acaba por ser um grande trunfo nesta revolução, pois por um valor bastante reduzido permite que qualquer pessoa com um smartphone possa entrar neste mundo e começar a "ver" o que é possível fazer-se. E o Google partilha os números deste sucesso:


1. Já foram enviados mais de 5 milhões de Cardboards



2. Já se fizeram mais de 25 milhões de instalações de apps VR da Google Play Store, sendo que 10 milhões foram feitas nos últimos três meses de 2015.



3. Das mais de 1000 Cardboard apps no Google Play, uma das mais populares deixa os utilizadores a gritar por mais, enquanto outra até tem "provocado arrepios".



4. Os utilizadores tem experimentado o mundo como se lá estivessem realmente, com mais de 350 mil horas de vídeos do YouTube vistos em VR.



5. Para além dos vídeos, as fotos imersivas em VR têm sido um sucesso. Desde que o Google lançou a Cardboard Camera em Dezembro, já foram captadas mais de 750 mil fotos VR de locais espalhados por todo o mundo..



6. Mais de meio milhão de alunos têm "viajado" pelo planeta, fazendo visitas VR a locais tão diversificados como a Casa Branca ou a Republica do Congo - apenas dois dos mais de 150 destinos existentes nas Expeditions.



Estas são apenas um pequeno aperitivo das potencialidades que o VR permite; sendo que muitas mais aplicações se irão desenvolver à medida que a tecnologia se for popularizando e aproximando do público.


... Quem sabe, talvez um dia destes se comecem a organizar meetings VR do pessoal do AadM, e assim já não podem usar a desculpa de que os nossos meetings mensais ficam longe. ;)

3 comentários:

  1. Comprei um mas de plástico com lentes (VR Box 2.0) (cerca de 15 euros no Aliexpress) e realmente a sensação é muito melhor do que estava à espera. Vale a pena experimentarem.

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho o meu Cardboard (não é o original), mas pouco mais fiz que testar a app do Google e ver um ou outro vídeo para testar. Não sei se a qualidade das lentes destes é inferior ao original, mas não gostei muito do resultado, mesmo tendo um smartphone de 5" FullHD.


    Gostaria de testar o Cardboard do Google ou o sistema da Samsung, pois com o que tenho, não vejo isto como uma solução para muito mais que não seja "brincar".

    No entanto, continuo a achar que foi uma proposta excelente para fazer chegar a "realidade virtual" às massas, nem que seja para ver como é que a coisa funciona...

    ResponderEliminar
  3. Os oficiais são muito caros.

    ResponderEliminar