2016/01/12

iOS 9.3 terá modo nocturno e mais 3D Touch


A Apple já disponibilizou a versão beta do iOS 9.3 para os developers, e são muitas as novidades daquela que será a última grande actualização antes da WWDC deste ano.

De entre as coisas que se podem ver desde já, o iOS 9.3 não só promete corrigir bugs e melhorar o desempenho (que já se começa a fazer sentir nos iPhones com mais de um par de anos), mas aposta também nalgumas novidades.

Temos, por exemplo, um modo de leitura nocturna - algo que já tinha sido antecipado por altura da remoção do f.lux da App Store. Este modo, que se irá chamar "Night Shift", irá usar a localização e a hora para saber quando se está no período nocturno, e apresentar uma imagem menos azulada para não perturbar o sono de quem gosta de usar o seu iPhone ou iPad antes de ir dormir.



Outras das apostas, que já seria de esperar, é a chegada de muitos mais atalhos 3D Touch para praticamente todas as apps de sistema.


A app do estado do tempo permite saltar automaticamente para as cidades registada ou adicionar um novo local; na App Store podemos saltar directamente para a pesquisa, o resgate de códigos, para as apps compradas ou fazer a actualização de todas as apps; nos settings podemos saltar directamente para as páginas da bateria, WiFi, Bluetooth e imagem de fundo (na prática acaba por funcionar quase como um "widget" que será do agrado de todos aqueles que gostam de desligar tudo o que não estão a usar.)

Para além disto temos coisas como a possibilidade de criar apontamentos no Notes protegidos por uma password ou Touch ID, ideal para guardarem alguns dados mais sensíveis sem recearem que alguém lhes aceda "por acidente"; e a possibilidade de associar múltiplos Apple Watches com o mesmo iPhone.

Esta última funcionalidade será útil para os developers e pessoas que tenham mais que um Apple Watch, mas penso que será um prenúncio de que em breve nos possam chegar wearables adicioanais da Apple e este será o primeiro passo para que seja feita essa integração multi-dispositivos.

Por agora esta versão beta do iOS 9.3 beta fica disponível para os developers, sendo que daqui por dois ou três meses deverá ser disponibilizada oficialmente para todos (provavelmente, a acompanhar o tal lançamento do tal iPhone de 4" se isso se vier a concretizar.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)