2016/01/21

JaguarBoard é um computador x86 de baixo custo

Se precisam de um computador x86 capaz de correr Windows ou um Linux "desktop", o JaguarBoard quer tornar isso uma realidade com um custo que rivaliza a dos micro-computadores ARM.

Projectos como o Raspberry Pi (ou o mais recente Pine64) vieram redefinir a noção de micro-computador de baixo custo. Só que, por muito interessantes e potentes que sejam, estamos perante CPUs ARM, o que corta logo à partida a sua utilização para quem pretendesse uma placa capaz de correr um sistema operativo idêntico ao que corre no seu computador desktop. É aí que entre este JaguarBoard.

O JaguarBoard combina as vantagens associados a esses projectos com um CPU Intel Atom Z3735 quad-core, permitindo-lhe correr um sistema operativo Windows, ou qualquer Linux. Tratando-se de um CPU x86, podemos correr as mesmas versões destes sistemas operativos que se utilizam num computador convencional, e com a garantia de que tudo trabalhará de forma idêntica e sem limitações (para além das limitações do próprio hardware - que infelizmente se fica por 1GB de RAM).

O projecto já superou os objectivos no Kickstarter, e está disponível por $65 (+$15 de portes para Portugal) já com um cartão de 16GB incluído. É um dos preços mais reduzidos para um sistema x86, e poderá ser uma excelente opção para quem precisar de um computador de baixo custo que tenha que correr software concebido para CPUs x86.


8 comentários:

  1. Não compensa mais um daqueles tablets com 2GB de Ram, écran HD, por 70 e poucos euros? Ou por 80 e tal já com o z8300? O único que lhes falta é ligação a cabo de rede.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para projectos "caseiros" sim... mas se quiseres algo com acesso directo ao hardware sem ter que andar a "partir a caixa", uma solução deste tipo torna-se mais atractiva.

      Eliminar
    2. Estas board "nuas" acabam por ficar realmente mais caras que às Android Pens ou BOX e tablets como dizes...

      Eliminar
  2. Este processador Z3735 é impressionante. Tenho um mini pc lenovo ideapad 100s, que o tem e fiquei muito impressionado com a rapidez. Windows 10 fluídíssimo. Corre um linux em cima de uma virtualbox sem gaguejar, etc. Nada a ver com os atoms antigos!.

    ResponderEliminar
  3. Espero que tenham sucesso, tenho uns projectos onde podia encaixar esta placa

    ResponderEliminar
  4. Espero bem que isto tenha imenso sucesso, e que ao contrario de outros, cumpram com o que dizem (produto e tempo de entrega).

    Isto pode muito bem vir a ser o que procuro para reformar o meu RaspPI de primeira geração. O processador x86 vem trazer a compatibilidade de aplicações e desempenho quando queremos um pequeno um pequeno servidor de ficheiros em casa e uma pequena cloud sem ter de recorrer a serviços de terceiros. Perfeito, perfeito, só com uma porta S-ATA. Bem que lhe arranjava o que fazer...

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de saber que temperatura de trabalho suporta a placa JaguarBoard.

    ResponderEliminar