2016/01/18

Seagate também entra nos discos de 10TB


Com um ligeiro atraso em relação à Western Digital, a Seagate revela finalmente os seus discos de 10TB.

Este estreia da Seagate no discos de 10TB é dupla, uma vez que este é também o primeiro disco Seagate preenchido com hélio (algo que a WD/HGST também já tem usado nos seus discos há um par de anos). O recurso ao hélio em vez do "ar" normal, permite reduzir o atrito nas cabeças e rotação dos discos, baixando os consumos e aumentando a estabilidade de funcionamento.

De momento o disco ainda está com disponibilidade limitada a alguns parceiros da Seagate, e há ainda muitos dados que não foram esclarecidos, como a sua velocidade e consumo. Mas num aspecto a Seagate não deixa de avançar com números concretos: no MTBF (Mean time between failures) a Seagate anuncia um valor de 2.5 milhões de horas, um valor superior ao dos seus restantes discos (2 milhões de horas) e que iguala o valor apresentado pelos discos de hélio dos seus concorrentes.

Este disco estará disponível em versões SATA 6Gb/s e SAS 12Gb/s, e estima-se que terá um preço na ordem dos $800 quando chegarem às lojas. E é também melhor preverem logo um investimento mínimo em dois discos, para que possam manter um backup; pois não deixará de ser aterrador imaginar que uma avaria num disco possa significar perder 10TB de dados! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)