2016/01/24

Tema orquestral do Star Wars tocado por uma só pessoa


O fantástico tema musical de Star Wars, composto por John Williams, há muito que ficou gravado na memória de todos os que viram qualquer um destes filmes. Mas... hoje vamos ver algo aparentemente impossível: como uma só pessoa consegue fazer o efeito de toda uma orquestra completa.

Já estamos habituados a ver virtuosos dos teclados fazerem solos "impossíveis", mas hoje os requisitos são um pouco diferentes, e poderão obrigar a repensar a noção que se tem dos orgãos electrónicos. No caso deste Electrone STAGEA da Yamaha, a sua função é mesmo a de substituir uma orquestra, e quando é colocado nas mãos (e pés) de quem sabe tirar partido dele, o resultado é este:



Como é provável que por esta altura ainda haja alguns cépticos quanto à capacidade desta máquina (e respectivo músico) serem capazes de tal proeza, fica um vídeo mais recente que mostra a coisa de um ângulo mais interessante - embora a nível musical me pareça que o vídeo acima está mais fiel à banda sonora original (não que este não esteja igualmente excelente, e prolongando-se pelo dobro do tempo por mais alguns dos temas da saga.)



Se ficaram curiosos, fiquem com um vídeo de demonstração da Yamaha que explica algumas das coisas que viram em acção nestes vídeos anteriores.




E regressando ao Star Wars, só para referência (e comparação com uma máquina sem as ajudas electrónicas modernas)... um orgão de tubos também não se safa nada mal... :)

5 comentários:

  1. Aquilo é um órgão de tubos, só que electrónico.

    ResponderEliminar
  2. ! Impressionante! Fabulôso. Único! Uma autêntica demonstração de saber musical e de bem fazer. Parabéns à artista.

    ResponderEliminar
  3. Génios, autênticos géneros manuseando. Lindo! Isto foi um bom programa de música a meu gosto. Gostei. Obrigado Carlos.

    ResponderEliminar
  4. Génios, autênticos géneros manuseando. Lindo! Isto foi um bom programa de música a meu gosto. Gostei. Obrigado Carlos.

    ResponderEliminar