2016/03/22

Carros vulneráveis a um simples extensor de alcance das chaves wireless


As chaves sem fios dos automóveis vieram dar uma nova comodidade na utilização dos mesmos, mas também facilitam a tarefa dos ladrões que podem abrir os carros e até colocá-los em funcionamento recorrendo a uma simples técnica de prolongar o alcance das emissões.

A técnica é assustadoramente simples, e basicamente limita-se a fazer algo idêntico ao que muitas pessoas procuram para expandir o alcance de um hotspot WiFi em suas casas (ou melhorar a recepção da rede WiFi de um vizinho).

As chaves wireless comunicam com os veículos quando estão na sua proximidade, permitindo em muitos casos abrir as portas com um simples toque, e até colocar os carros em funcionamento. Estes "hackers" limitam-se a usar equipamentos que permitem expandir o alcance, bastando colocar um nas imediações da chave e outro perto do automóvel. Assim, o carro pensa que a chave está "ali ao lado", e abre as portas aos potenciais ladrões.

Não há muito que se possa fazer nestes casos, a não ser que os fabricantes usem expressamente técnicas concebidas para evitar a fácil "repetição" dos sinais (por exemplo, usando técnicas "spread spectrum" para multiplicar o número de canais que teriam que ser repetidos)... mas isso em nada ajudará os milhões de veículos vulneráveis que se encontram no mercado.

6 comentários:

  1. Ok, tudo bem, mas este tipo de coisas requer sempre muito mais investimento, mais conhecimentos, e mais trabalho do que roubar o carro por métodos mais tradicionais.

    ResponderEliminar
  2. Mas ao carro depois de arrancar continua a andar sem a chave por perto? ou será que se imobiliza quando perde o contacto com a chave?
    Eu sei que pelo menos a Ford S Max avisa com um sinal sonoro quando a chave se encontra fora do carro... não sei é se imobiliza o carro depois de arrancar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apitam e avisam que perderem o contacto com a chave, mas não se imobilizam (pelos óbvios motivos de segurança: imagina que ias numa auto-estrada, a chave ficava sem pilha e o carro parava! :)

      Eliminar
  3. Só um reparo:
    "As chaves sem fios dos automóveis vieram dar uma nova comunidade na utilização dos mesmos"

    Não deveria ser "comodidade" em vez de "comunidade"?

    ResponderEliminar