2016/03/29

Operadores "indignados" por Netflix fazer throttling dos streams em mobile


A Netflix veio recentemente admitir que faz throttling do streaming para dispositivos mobile, e claro que os operadores de internet por cabo não podiam deixar de vir meter a sua "colherada", dizendo que devia haver leis para impedir isso (ignorando que eles próprios exigem poder fazê-lo nas suas ligações).

A questão da neutralidade da net dá sempre bastante que falar, mas neste caso torna-se algo caricato por termos operadores de internet, grandes fãs dos limites de dados, do throttling, e de todo o tipo de "atentados" contra a neutralidade dos dados, a exigir que outros sejam proibidos de fazer aquilo que eles próprios fazem (e esquecendo-se que se está a falar de redes mobile, que nada têm a ver directamente com as redes por cabo ou fibra).

A Netflix explica a sua opção de reduzir a qualidade dos vídeos mobile dizendo que o fez unicamente como forma de evitar que milhares dos seus clientes fossem surpreendidos com contas exageradas, por ultrapassarem os limites de dados, e aponta o dedo aos limites impostos pelos operadores. Mas, do lado dos operadores de internet fixa, dizem que isso é um abuso e prejudicial para os utilizadores.

Claro que se esquecem de referir que os próprios operadores de comunicações mobile há anos que fazem throttling sempre e quando lhes apetece (incluindo para limitar os tarifários supostamente "ilimitados"), e que até há operadores a apresentar uma medida idêntica como sendo altamente benéfica para os clientes, ao reduzir automaticamente a qualidade dos vídeos na internet, para que não consumam tantos dados.

Enfim... dois pesos, duas medidas. Seria bem mais interessante ver os operadores de cabo a exigirem que os operadores mobile disponibilizassem tarifários realmente ilimitados, e ficava o assunto automaticamente resolvido. Mas assim seria simples demais, não é?

7 comentários:

  1. "e que até à operadores a apresentar uma medida" .... à ??????? e que tal HÁ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pois! Corrigido.
      (Não é um erro que faça habitualmente, mas o multitasking por vezes deixa os dedos em modo "fónico"...)

      Obrigado pela rectificação.

      Eliminar
    2. Carlos, desculpa o evidente off-topic, mas como não temos fórum (que tal?) e tenho alguma urgência permite-me colocar aqui a seguinte questão: tenho acompanhado com interesse e entusiasmo as várias reviews que o aadm faz aos smartphones que quase diariamente vão aparecendo. A minha cara metade vai fazer anos em breve e, em concomitância, o aparelho dela espatifou-se. Assim, gostava de te/vos perguntar o que me aconselhas/am até 100€, considerando a vastidão de hipóteses que há. Os requisitos mais importantes são o tamanho (5,5) e uma qualidade razoável/boa de câmara.
      Obrigado e mais uma vez as minhas desculpas pelo desvio ao tema.

      Rui

      Eliminar
    3. Não temos fórum... temos mailing list/google group! :)

      Mas em jeito de sugestão rápida, neste momento talvez um Umi Rome (mesmo com o que encomendei a ter chegado com defeito e sido devolvido - e ainda com o processo de troca a "decorrer lentamente) ou o ZenFone Max que está a ser falado hoje por lá. :)

      Eliminar
  2. Obrigado :)
    Entretanto já estou "pendente" no grupo.
    De onde mandaste vir o teu Rome? É que no gear não há e como não queria andar a chatear-me com alfândegas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://abertoatedemadrugada.com/2016/03/umi-rome-129-na-europa.html

      Eliminar
  3. Eu e um colega compramos ao mesmo tempo uma Minix e uma Wetek Core, são muito equivalentes nas características, mas a minha só dá 720 e a dele 1080p, mesmo tendo levado a casa dele para ver se era da NET... pelo que n deve ser operador mas tb n percebo o q possa ser... ideias?

    ResponderEliminar