2016/03/23

Os perigos dos carregadores falsificados


Não é a primeira vez que alertamos para os potenciais riscos dos carregadores falsificados, e desta vez temos um carregador que por fora é virtualmente indistinguível de um carregador oficial da Apple, mas que por dentro demonstra ser bem diferente.

As empresas que se dedicam a criar estes carregadores falsificados têm vindo a aprender, e vai sendo cada vez mais difícil distinguir entre uns e outros. Neste carregador Apple falsificado já é necessário ter atenção a vários pormenores para o distinguir dos originais - e nem sequer falta o contacto "de terra", que tradicionalmente faltava nos modelos falsificados, embora não cumpra nenhum função efectiva de segurança... pois nem sequer está ligado internamente.

Se por fora as diferenças são reduzidas, no interior essas diferenças saltam à vista. Enquanto que um carregador original está cravejado com dezenas de componentes, a versão falsificada tem um design bastante mais simples, que não só gera electricidade de inferior qualidade (com mais picos e interferências) como nem sequer segue regras de segurança, como manter uma distância generosa entre as secções de "alta-voltagem" e baixa voltagem.

No pior caso, a utilização destes carregadores pode danificar os circuitos de carregamento de portáteis, smartphones ou tablets; no melhor caso poderá ir funcionando de forma aparentemente normal, mas nunca se sabendo se um qualquer pico de corrente será suficiente para o fazer estourar e levar os nossos aparelhos com ele. Nestas coisas, não há muito que pensar... considerando que serão coisas que poderão ser reutilizadas em dezenas (ou centenas) de aparelhos ao longo de muitos anos, mais vale investir num produto de marca que ofereça as respectivas garantias de segurança.

Para quem procura um carregador com portas USB com fartura... é gastar 25 euros num Anker de 6 portas (com 60W) e fica o assunto arrumado. :)

7 comentários:

  1. Comprei agora á pouco um da blitzwolf, já experimentaram alguma coisa desta marca? parece-me de confiança.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não percebo como é que alguém pode comprar um mac e depois querer poupar uns euros num carregador que lhe pode queimar o equipamento. O mesmo acontece com iPhone e iPads. embora neste caso existam marcas que garantem alguma confiança.

    ResponderEliminar
  4. por acaso uso um carregador nao oficial para todos os meus equipamentos um anker com 5 portas usb e tenho a aquele sitinho para carregar todas as quincalharias.
    não digo que se deva comprar sempre o oficial mas claramente deve-se ter algum cuidado quando compramos carregador ou qualquer outra coisa quando o assunto é corrente eletrica

    ResponderEliminar
  5. "Se for fora as diferenças são reduzidas,"
    *por

    ResponderEliminar
  6. Tenho a sorte de quase todos os meus smartphones terem vindo com carregador com portas usb que vão passando de telemovel para telemóvel sem nunca ter tido nenhum problema até tenho um ou dois guardados

    ResponderEliminar
  7. Para quem quiser ver bem as diferenças aqui está uma video do EEVBloG em que ele mostra as diferenças de um carregador dos Xinocas...
    https://www.youtube.com/watch?v=wi-b9k-0KfE

    ResponderEliminar