2014/05/14

Diferença entre carregadores originais e "cópias baratas"


Não seria necessário estar em tempo de crise para se compararem preços sempre que se procura algo. E no que diz respeito aos carregadores, muitos são os que não hesitam em comprar um carregador "copiado" que custa uma fracção do preço de um carregador original da marca. Afinal... são iguais, certo?


Neste caso temos uma comparação que nos explica em detalhe as diferenças entre um carregador Apple para iPad e um carregador falsificado que pode ser comprado por seis vezes menos ($3 vs $19). Visualmente, seria quase impossível descobrir as diferenças externamente... mas quando se olha para o seu interior, rapidamente se percebe porque motivo um deles pode ser tão barato.

Enquanto que no carregador original existem inúmeros componentes que garantem a qualidade de sinal e as devidas medidas de protecção, no carregador barato a única preocupação é a redução de custos - nem sequer cumprindo com as características que são anunciadas (de ser um carregador com potência de 10W, na verdade sendo de apenas 5W).


Olhando-se para a qualidade da energia fornecida, as diferenças também saltam à vista - e este foi um caso que eu infelizmente já enfrentei pessoalmente num caso de um carregador USB genérico, que quando ligado a um smartphone faz com que seja impossível usar o seu touchscreen, pois os toque são detectados "por todo o lado" (até descobrir que era o carregador, foi uma dor de cabeça - e já suspeitava que pudesse ser o touchscreen avariado!)

Portanto, embora isto não signifique que possam haver carregadores não oficiais de excelente qualidade a preços mais baratos, o mais provável é que quando comparem um carregador por 2 ou 3 euros, estejam a comprar algo que se pode vir a tornar potencialmente perigoso e danificar os equipamentos (ou até causar incêndios).

Eu já mandei vir cerca de uma dúzia de carregadores low-cost ao longo dos tempos, e embora até ao momento nunca tenha tido nenhum azar (tirando o caso das interferências), já tive um que nem me arrisquei a ligar por ter peças soltas a "chocalhar" lá dentro! E recordo que isto que aqui se alerta para os carregadores... também se aplica a praticamente tudo o resto, incluindo os normalíssimos cabos USB.

16 comentários:

  1. Bom dia,

    Bom artigo. Comprova que na maioria das vezes, o barato sai caro. No que toca a electrónica, prefiro não facilitar. Muita gente acha que por conseguir carregar o aparelho por menos dinheiro, fez uma compra "acertada", mas os gráficos comparativos que puseste mostram precisamente o contrário. Sabia que os problemas são desse género, mas nunca tinha visto nenhum exemplo. Por isso, a título de curiosidade e, uma vez que a minha área de formação também está relacionada com isto, podes revelar a fonte da última imagem ou dizer como fizeste/obtiveste os gráficos?

    Cumprimentos, Rafael Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Rafael. Mas há algo que não entendo:

      sendo que estes carregadores são altamente perigosos, enganosos e cópias dos das marcas, como é que são vendidos tão facilmente na CE e em especial... Em todas as lojas chinesas portuguesas? (e com sorte com o símbolo da CE...)

      Eliminar
    2. Pois, não faço ideia. Mas pode haver 2 explicações possíveis: ou não são testados ou então, se forem, são por pessoas que vêm apenas se carrega ou não e que não estão bem cientes dos perigos que podem vir duma utilização prolongada. Claro que também os telefones/tablets têm eles próprios componentes e circuitos de protecção, mas, como se costuma dizer, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

      Eliminar
    3. Penso que eles se limitam a lá carimbar o símbolo da CE (e todos os outros) sem qualquer outra preocupação com certificação real. Nas lojas online, pouco poderão fazer, mas nas lojas físicas em território nacional, bem que era merecido as entidades competentes lhes fazerem uma visita.

      Eliminar
    4. Já tive clientes que fazem assemblagem de componentes e que muitas vezes perguntam aos construtores chineses se cumpriam a normas CE. Os chineses perguntaram o que era isso ao que lhe foi indicado sobrinha selo CE... O Chines disse que não tinha mas que eles podiam pôr... Ele que mandasse o símbolo em imagem que eles imprimiam nos componentes :-)

      Eliminar
    5. Apenas para esclarecer sobre a marca CE, ao contrário do que a maioria pensa ela não é uma garantia de controlo ou qualidade.

      Sem querer entrar ao detalhe, o certificado pode ser emitido por uma entidade (como o IPQ em Portugal) sob testes em amostras e controlo de produção.

      *MAS* existem outras opções para um fabricante obter a marcação CE, a mais simples das quais passa pelo fabricante criar o seu próprio certificado de conformidade em que explicita o produto e o seu objectivo. Não é colocado sob testes de nenhuma espécie.

      Ou seja, eu como fabricante posso criar o certificado e colocar a marcação CE nos meus produtos, sem que eles sejam alguma vez controlados. Simplesmente, em termos legais, serei sempre o responsável por garantir que os produtos respeitam a descrição do meu certificado.

      Corrijam-me se houver outras normas para equipamentos electrónicos mas na minha área (Eng Civil) é assim que todas as certificações funcionam (seja para materiais de construção, processos construtivos, ferramentas, etc).

      Eliminar
    6. https://i.pinimg.com/736x/20/17/fc/2017fc36e7263fd5ba98009cb0fe5650--chinese-logo-logos.jpg

      Conforme a imagem , CE na china significa China Export..

      Eliminar
  2. As imagens são provenientes do primeiro link indicado no artigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups, passou-me essa referência. Desculpa e Obrigado ;)

      Eliminar
  3. Eu continuo a não compreender como há pessoas que gastam centenas e centenas de euros a comprar aparelhos Apple para depois ir à loja chinesa comprar um componente tão importante como o carregador. Óbvio que se fosse o caso dos meus pais com telemóveis Nokia de 50 euros, um carregador de 3 euros deve cumprir as suas obrigações. Agora para aparelhos caros, de alta tecnologia e baterias e requerimentos de energia de topo .... Ir aos chinos??? OK...

    Há certos acessórios que poderão compensar (o meu cabo HDMI para o Note 3 custou metade do da Samsung e funciona 5 estrelas), mas no grosso comprar baterias, carregadores, cabos HDMI v1.4, cabos rede Gigabit, etc no chineses é muito má onda.

    Eu pessoalmente só confio trocar de carregadores entre boas marcas (Apple, Samsung, HTC, Sony etc)

    ResponderEliminar
  4. O curioso é que quem percebe minimamente de electrónica pode dar importância a esta noticia, mas a maioria das pessoas ignora este facto e prefere comprar mais barato. Cada vez é mais difícil desenvolver algo e receber o devido valor por isso, normalmente somos "insultados" pelo preço ser mais elevado do que os chineses...

    ResponderEliminar
  5. Recentemente passou-se uma cena engraçada num seminário que estive a participar em Coimbra. Um elemento de um grupo de uma empresa espanhola que estava no encontro esqueceu-se do carregador do telefone e à hora de almoço "desenrrascou-se" comprando um compatível numa loja chinesa da baixa. Durante toda a tarde a instalação elétrica da sala de conferências esteve sempre a ir abaixo, causando o maior pandemónio, tendo-se chegado à conclusão que era o carregador que o espanhol tinha ligado a uma tomada lá da sala e que estava a provocar o disparo dos disjuntores.

    ResponderEliminar
  6. Pior que tudo é como permitem a venda de produtos destes. Sem qualidade e perigosos. Onde pára a ASAE agora?
    Isto não é fabricar low cost, mas fabricar lixo toxico.
    Estamos em tempos, em que tanto se fala no excesso de lixo, e não saberem onde depositar; e depois fabricam-se coisas como estas. Lol

    Buracos de ozono e falta de terreno para depositar lixo devem ser miragem...

    ResponderEliminar
  7. Carlos, esse bug do touch errático quando estás ligado ao carregador é no Nexus 5?
    É que tenho exactamente esse problema! A questão é que acontece mesmo ligado ao portátil e para programar nao dá muito jeito...
    Alguma solução?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trocar de cabo USB deverá ajudar...

      Eliminar
    2. Isso ligado ao portátil não devia acontecer (costumam dar "energia limpa").
      Experimenta com o cabo original, como o Ricardo sugeriu, só para garantir que não é do cabo (e noutra porta USB, porque por vezes as mais usadas começam a ficar "com folga" e podem causar problemas).

      Eliminar