2016/04/20

Apple lança guia para ajudar developers a ter sucesso na App Store


Com milhares de novas apps a chegarem à App Store diariamente, é cada vez mais difícil para os developers serem notados pelo público. A Apple tenta dar uma ajuda, com um site de apoio para tentarem maximizar as suas hipóteses de sucesso na App Store.

A App Store da Apple veio reacender uma espécie de "corrida ao ouro", onde milhares de developers sonharam com a hipótese de riquezas conseguidas de um dia para o outro graças a uma app bem sucedida. O problema é que esses casos de sucesso representam as excepções, e a maioria dos developers enfrenta a dura realidade da sua app poder nem sequer ser notada pelo público, no meio de muitas outras centenas ou milhares de apps.

Mas também é certo que uma plataforma está dependente da qualidade das apps que para ela estão disponíveis (veja-se o caso dos Windows Phones), pelo que a Apple não pode limitar-se a deixar que os developers, frustrados, comecem a escapar-se para outras plataformas onde pensem ser melhor recebidos - e será talvez por isso que a Apple aposta nestas dicas para tentar ajudar os developers a terem sucesso na App Store.

Um processo que por vezes parece necessitar um pouco de artes mágicas (bem sabemos que o processo de aprovação de apps, ou de lidar com casos especiais, é uma autêntica aventura)... mas que poderá sofrer alterações a médio prazo. Fala-se que a Apple poderá começar a adoptar uma postura ainda mais comercial na promoção de apps, permitindo que os developers paguem para ter as suas apps destacadas.

Uma coisa é certa... embora se continuem a ter casos de sucesso, e de pequenos developers que poderão ficar "milionários" à custa de uma app básica que conquiste o público, é preciso estar consciente que a grande maioria dos developers irá descobrir que a App Store não é a mina de ouro que imaginavam ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)