Quando Celso Martinho, um dos fundadores do SAPO, se aventurou na
criação da Bright Pixel, ficou implícito que iríamos ter notícias
brilhantes para breve. Aqui estão elas, e para além de outros projectos, é melhor reservarem já três dias no calendário para o Pixels Camp que se realizará de 6 a 8 de Outubro.
Hoje foi o dia da apresentação oficial da Bright Pixel (e da Sonae IM) e onde ficamos a conhecer alguns dos projectos a que se irão dedicar. Um deles será feito em
parceria com o Público, para criar uma nova forma de contacto directo com os utilizadores (e aproveitando os fundos que a Google disponibilizou na Europa para a promoção de novos projectos nestas áreas); mas, talvez mais interessante para "nós" será o Pixels Camp.
Embora não se saibam ainda grandes detalhes, é impossível não tecer as inevitáveis comparações com o antigo SAPO Codebits, que tantas saudades deixou entre a comunidade tecnológica nacional. Não quero com isto criar demasiadas expectativas para o Pixels Camp - nem se deverá esperar nesta fase que o evento venha a ter a mesma dimensão que o Codebits - mas conhecendo-se a equipa que sustenta a Bright Pixel, será garantido que, independentemente da sua dimensão, será um evento de qualidade a não perder (e cá estaremos para ir dando mais informações sobre ele, assim que as mesmas forem sendo disponibilizadas.)
Até lá, é
marcar já na agenda os dias de 6 a 8 de Outubro... e irem pensando em projectos que poderão concretizar em tempo relógio neste evento que continuará a desafiar os participantes a criarem coisas que poderão solucionar problemas actuais, ou facilitar a vida a muitas outras pessoas.
Actualização: Segue-se o press release na íntegra
[
clicar aqui para mostrar o Press Release]
Bright Pixel- NASCE EM PORTUGAL UM COMPANY BUILDING STUDIO
LISBOA, 20 de abril de 2016 - A Bright Pixel (BRPX), que tem como promotores Celso Martinho e Sonae Investment Management (Sonae IM), nasce e apresenta-se como o mais recente e diferenciador Company Building Studio em Portugal. A Bright Pixel é uma aposta orientada ao investimento em ideias e empreendedores e que para tal conta com uma infra estrutura única que inclui especialistas em desenvolvimento de IT, designers criativos com mais de dez anos de experiência em tecnologia Web e mobile, ciber-segurança, big data, bem como em aplicações críticas de larga escala para media e tecnologia.
A missão da Bright Pixel passa por atrair talento, promover um ágil desenvolvimento e testar inovações, num ambiente de partilha e de incentivo à criatividade. Para tal, a empresa ambiciona aproximar o talento, o meio académico, os empreendedores, as startups e as empresas.
A ABORDAGEM BRIGHT PIXEL (BRPX)
Em termos de abordagem, a BRPX terá três fases: Ideation, fase de acolhimento de ideias, self funded, após a qual é tomada a decisão de avançar ou não com o investimento para explorar cada oportunidade; Incubation, fase de investimento pre-seed, na qual a BRPX investirá até cerca de 250 mil euros, de forma a incubar as ideias e convertê-las em protótipo e oportunidade de negócio na fase seguinte; e, finalmente, a fase de New Venture, ou seja, a fase de investimento seed, de criação da empresa, procura de talento e estratégia de lançamento, que prevê a abertura a novos investidores que ajudem a acelerar os planos de expansão.
A BRPX vai ainda desenvolver uma metodologia de Labs com empresas, como a NOS e a Sonae, que necessitem de uma constante experimentação de modo a inovar e a encontrar novas ideias para os seus produtos e serviços. A BRPX localiza-se no Chiado, na rua da Emenda, num local de fácil acesso e com uma envolvente propícia ao desenvolvimento da sua atividade. Pretende-se que passe a ser um lugar único, dividido em diversos espaços, de modo a criar um clima de partilha e de troca de ideias e experiências.
POR QUE MOTIVO A SONAE IM INVESTE NA BRPX
A Sonae IM é a área de negócio do Grupo Sonae que se dedica à criação e gestão de um portfólio de empresas tecnológicas, através de uma intensa atividade de fusões e aquisições, em áreas relacionadas com a sua atividade core, seja telecomunicações, seja retalho.
A Sonae IM agrega um conjunto de empresas com posições de liderança nos seus mercados e que inclui WeDo Technologies, Saphety, Movvo ou S21Sec.
Para Cláudia Azevedo, CEO da Sonae IM: “Até ao momento, o nosso foco era entrar em fases mais adiantadas no desenvolvimento das empresas. Mas, no âmbito da nossa atividade, sentíamos a necessidade de estar nos primeiros passos do desenvolvimento de ideias que derivam em empresas e em negócios. Nesse sentido, acabou por surgir a oportunidade de fazermos algo diferente do que alguma vez foi feito em Portugal no capítulo do empreendedorismo. A Bright Pixel nasce desta vontade da Sonae IM e do talento de uma equipa fantástica liderada pelo Celso Martinho.”
Para Celso Martinho, CEO e Fundador da Bright Pixel: “Esta é a materialização de um desejo antigo. Tivemos a felicidade de nos associar à Sonae IM, o melhor aliado que poderíamos ter, juntamente com uma vasta rede de parcerias, assegurando desta forma ótimas condições para o desenvolvimento deste ambicioso projeto. Estamos no coração de Lisboa e a BRPX contribuirá para que ele bata ainda mais forte.”
Para mais informações, visite o site
http://brpx.io/.
SOBRE A SONAE IM
A Sonae IM é uma empresa multinacional de tecnologia, que tem um objetivo claro de desenvolver e gerir um portfolio de empresas inovadoras. A Sonae IM investe em empresas de base tecnológica focadas nos negócios de telecomunicações e retalho. Atualmente presente em 13 países, a Sonae IM é já líder em alguns mercados relevantes, tendo no seu portfolio empresas consideradas referências mundiais.
Para mais informações, visite o site
http://www.sonaeim.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)