2016/04/04

As dores de cabeça de um projecto bem sucedido de crowdfunding [Pine 64]


Temos falado de projectos fraudulentos de crowdfunding que fazem evaporar o dinheiro dos apoiantes e desaparecem sem deixar rasto; mas hoje vamos falar de um caso bem sucedido... e mostrar que esse sucesso é algo bem diferente do que a maioria imagina, e que até tem direito a ameaças de morte.

Num comunicado em jeito de desabafo (aqui, mas só visível para os apoiantes do projecto), os responsáveis pelo projecto Pine 64, um micro-computador estilo Raspberry Pi mas mais potentes, vieram revelar aquilo que se tem passado nos bastidores - e definitivamente que não é coisa recomendada aos mais sensíveis.

Embora se trate de um projecto bem sucedido, este é mais um dos casos que relembra os perigos de ter sucesso demasiado. O objectivo inicial era angariar um valor de 50 mil dólares, e imaginavam que iriam conseguir vender cerca entre 5 e 10 mil Pine 64; mas o projecto superou todas as expectativas, angariando mais de 1.7 milhões de dólares e acabando com mais de 45 mil Pine 64 vendidos.

De uma forma sucinta, a analogia que fazem é a de que, imaginem que tinham saído de casa com uma carrinha para ir às compras de bebidas para uma festa com 100 pessoas, e enchido a carrinha até ao limite; mas agora descobriam que que afinal iam aparecer 1000 pessoas. É uma escala diferente que obriga a repensar tudo, mas alguns dos apoiantes parecem não ter noção disso... e as coisas tornam-se complicadas. Havendo até quem se tenha deslocado aos escritórios deles, ameaçando-os de morte (e acabado detido, após chamarem a polícia) por causa do seu apoio de $22!

A isto somam-se alguns que insultam tudo e todos, e que relembram que o projecto recebeu mais de 1.7 milhões de dólares, e que tem a obrigação de se desenrascar. E os responsáveis mostram como é que as coisas funcionam...


Embora tenham sido angariados 1.7 milhões de dólares, a isso subtrai-se imediatamente 85 mil dólares de comissão para o Kickstarter, e mais 58 mil dólares para custos com os pagamentos. Depois, há que subtrair mais 250 mil dólares que foram gastos em promoção e divulgação (não se pense que um projecto de crowdfunding atinge um sucesso deste tipo "por acaso"). É certo que mesmo assim ainda sobre muito dinheiro... mas é só para lembrar que uma quantidade considerável desaparece imediatamente, antes de se chegar ao valor líquido. E neste caso temos que os responsáveis tiveram que fazer empréstimos antecipados, para avançar com o processo e evitar mais atrasos.

Mas nada disso evita que diariamente recebam centenas de emails a reclamar, insultar, ameaçar, por causa de um atraso que nem chega a um par de meses face ao prazo inicialmente indicado (Fevereiro/Março) e que neste momento tem garantido que entregará 80% das encomendas até ao final de Abril, e as restantes até início de Junho.


... Um caso a ter em conta para quem estiver a pensar aventurar-se num projecto de crowdfunding e acabar por ter mais sucesso do que esperava.

8 comentários:

  1. Eu sou um backer desta placa. Entranto já a recebi no Reino Unido mas pelo que tenho visto, existem vários utilizadores a queixar-se de não conseguir utilizar a placa, desde cabos HDMI não compativeis, carregadores de marca com amperagem recomendada que não carregam devidamente, etc. Eu sou um dos casos em que ainda não consegui colocar a placa a funcionar, quer com RemixOS ou Android.
    Vou esperar mais um tempinho para ver se serão erros de software ou não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pedi a versão de 2GB com OpenHAB e ainda estou à espera. :)

      Eliminar
    2. Também tenho a versão 2GB mas sem add-ons. Talvez hoje tente meter isto a funcionar...

      Eliminar
  2. Quiseram dar o passo maior que a perna e agora estão aflitos. Se eles precisavam de 50 mil USD deviam ter fechado a angariação aos 50 mil USD...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exactamente a primeira coisa que me passou pela cabeça.

      E a justificaçao do: "(...) há que subtrair mais 250 mil dólares que foram gastos em promoção e divulgação (...)" faz zero sentido! Se eles tivessem ficado pelo objectivo principal (50 mil dolares) como 'e eles faziam? Iam ser mais uns que desapareciam com o dinheiro dos backers e nunca mais se ouvia falar deles?

      'E no minimo suspeito.

      Eliminar
  3. Será que vamos pagar despesas de alfandega?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu a despesa total foi para os 70 euros, penso que sim.
      (E afinal, parece que será este o objecto mistério na alfandega).

      Eliminar
  4. Segundo o que li agora é a partir de 25 euros que se pagam taxas é verdade? eu pedi a placa de 2gb com wi-fi module e sd card com remix os os extras são 20 e poucos euros não devia pagar nada pois a board nem aparece no conjunto como sendo paga, pagaram taxas da board ou foi porque mandaram vir mais módulos?

    ResponderEliminar