2016/04/19

Magic Leap mostra-nos mais um pouco da sua magia


O Magic Leap arrisca-se a ser um dos produtos mais misteriosos deste novo século, e um novo artigo e vídeo sobre ele continua apenas a deixar-nos com mais perguntas que respostas.

Nesta época em que a Realidade Virtual e Realidade Aumentada começam a ser tecnologias de grande interesse, o Magic Leap chegou e prometeu fazer tudo aquilo que sempre se tinha desejado. O problema é que poucos são os que puderam ver esta tecnologia "ao vivo", sendo que os que o fizeram só dizem que é algo que está "anos-luz" à frente de todos os outros sistemas. Com base nas patentes e nos relatos, o que se pode antever é que este sistema utilize tecnologia light field (ou equivalente) e que virá resolver um dos grandes problemas com os óculos VR/AR actuais.

Actualmente, mesmo simulando-se a apresentação de imagens 3D em óculos VR/AR, as imagens que vemos continuam a ser apresentadas sempre no mesmo plano focal. Isso é algo que, implicitamente, causa uma luta constante no nosso cérebro, que sabe que há algo de errado (e por vezes contribui para a sensação de cansaço visual ou enjoo.) Com o Magic Leap, as imagens parecerão estar realmente à distância correcta, significando que os olhos terão que fazer a convergência correcta e focarem nas distâncias efectivas, tal como fariam no mundo real.

Mais uma vez, quem experimenta fica completamente maravilhado por esta tecnologia, que ainda por cima parece conseguir apresentar imagens de alta-resolução sem qualquer efeito de "pixeis" visíveis. A grande questão é: para quando o arranque da linha de produção que dizem estar pronta para produzir milhões destes óculos "milagrosos"?

4 comentários: