2016/05/30

ES File Explorer remove adware mas o estrago já foi feito


O popular ES File Explorer recuou nas sua decisão de abusar dos seus utilizadores com a inclusão de adware  (a roçar o "malware"), mas dificilmente conseguirá recuperar o estatuto que detinha antes deste incidente.

O caminho que vinha a ser seguido por esta popular app de gestão de gestão de ficheiros, que foi comprada por uma empresa e está "sob nova gerência", estava longe de ser o mais apreciado pelos utilizadores. Outrora uma apps simples e bem conseguida, começou a incluir funções cada vez mais inexplicáveis, que se iam intrometendo até naquilo que se instalava, com supostos "scanners de segurança". Mas, a gota de água chegou com a apresentação de publicidade enquanto o smartphone carregava - com a promessa de que era um sistema que acelerava esse mesmo recarregamento.


Como bem sabemos, a confiança é algo que demora anos a ser conquistada, mas pode ser perdida num instante - e os novos responsáveis do ES File Explorer deveriam saber isso. Embora tenham recuado neste caso, em que abusaram para lá do admissível, não será por isso que os ex-utilizadores da app passarão a depositar neles a sua confiança - sendo bem provável que depois deste caso, as formas que encontrem para se aproveitarem dos utilizadores passem a ser mais discretas e dissimuladas.

A comunidade Android partilha desta opinião e a discussão que o tema originou no Reddit já deu os seus frutos. Caso estejam interessados em manter o ES File Explorer, no APK Mirror podem encontrar uma versão sem bloatware e anúncios e que dispensa as actualizações do Google Play, ficando assim sempre a salvo de futuras alterações na aplicação.

Pessoalmente, mesmo sendo um ex-fã desta app, já nem sequer recomendo que utilizem esta versão modificada, e optem por usar outro gestor de ficheiros, como o Solid Explorer, que ficarão melhor servidos.

9 comentários:

  1. Sou dos que transitou também para o solid explorer quando o ES começou a abusar em lixo...

    ResponderEliminar
  2. Eu continuo no es... na ultima versao limpa... em minha opiniao da mil voltas ao solid.

    ResponderEliminar
  3. Eu utilizo o ES Explorar PRO e não tenho nem nunca tive problemas.
    Tenho Android desde o Android 1.0 e este és Explorar já existia para o 1.0.
    Já tentei todos os file manager mas nada nem nenhum se compara aones file Explorar pro.
    Brutal.

    ResponderEliminar
  4. Sou dos que transitou também para o solid explorer quando o ES começou a abusar em lixo...

    ResponderEliminar
  5. Recomendo o Cabinet. Para mim, a melhor app para gestão de ficheiros (além disso, tem um excelente design).

    ResponderEliminar
  6. Mudei para o Cabinet e aqui vou ficar.

    ResponderEliminar
  7. Desde que adquiri o meu primeiro Android (Galaxy S) que utilizo o X-plore. Nunca tive problema com ele e facilita bastante copiar ou mover ficheiros entre pastas já que se consegue ter dois locais abertos em simultâneo. Aconselho todos a dar uma vista de olhos.

    ResponderEliminar
  8. Tenho sempre usado a versão PRO "comprada" e é o explorer mais fácil de usar para usar o PC de casa como "nuvem privada" e os vários dispositivos android. (telemóveis, tablets e tvboxes)

    ResponderEliminar
  9. Recebi agora informação para activar a full version do solid explorer...
    Não sabia que era uma versão de 30 dia sou lá o que for...
    Lá terei de voltar ao ES... se não me voltar a chatear com as pubs...

    ResponderEliminar