2016/05/15

Google I/O 2016 vai centrar-se no VR e no Tango


O Google I/O é habitualmente uma montra de novidades tecnológicas que a Google quer promover para os próximos anos, e na edição deste ano a aposta deverá centrar-se na Realidade Virtual e nas primeiras aplicações práticas do Project Tango.

Com os smartphones e tablets a terem atingido um ponto de saturação, a Google parece interessada em dar o passo para a próxima dimensão, para a qual já tem vindo a preparar caminho ao longo dos últimos anos. A realidade virtual é algo que a Google tem ajudado a promover com o seu cardboard VR (e não só), e o Project Tango indirectamente também se torna num complemento desta tecnologia - e que ao fim de dois anos, deverá finalmente ver chegar ao mercado dispositivos com esta tecnologia (da Lenovo, diz-se).


É que nesta altura, ainda de infância da era VR, ainda aceitamos -erradamente- chamar vídeos e fotos VR a vídeos e fotos em formato panorâmico a 360º. Mas a verdade é que isso é apenas o equivalente a uma imagem 2D no mundo virtual... pois é algo que podemos ver em qualquer direcção, mas não nos permite levantar para ir espreitar como seria visto de outra perspectiva ou posição. Com o Tango, isso torna-se possível, pois o dispositivo poderá captar a imagem tridimensional do espaço, criando verdadeiros mapas 3D que poderão ser posteriormente recriados, e que poderemos percorrer virtualmente.

As implicações são imensas... pois basta imaginar que aquilo que agora é feito pelos carros do Street View, passará a poder ser feito pelo smartphones que as pessoas têm nos bolsos, todos eles podendo contribuir com informações para mapear o nosso mundo em 3D, incluindo o interior de edifícios e tudo o mais que tem estado inacessível ao Street View.

Resta-nos apenas esperar que não seja uma daquelas apostas que, ao estilo do Glass ou Android@Home, se venha a revelar um fiasco. :P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)