2016/05/06

HoloFlex é um smartphone flexível com ecrã holográfico


Os smartphones com ecrã 3D não tiveram sucesso, mas há quem continue a apostar em tecnologias de ecrã mais avançadas, como acontece com este HoloFlex com ecrã "holográfico" e flexível.

O HoloFlex assume-se como sendo o primeiro smartphone com ecrã holográfico e flexível, recorrendo a um ecrã OLED flexível Full HD que está coberto por um sistema de micro-lentes que permite criar um ecrã lightfield de forma inversa à que é usada pelas câmaras da Lytro para captarem imagens. O efeito final é permitir a apresentação de imagens com aparência tridimensional sem recorre a óculos, e que podem ser vistas de perspectivas diferentes por múltiplas pessoas simultaneamente.

Infelizmente, esta técnica implica também uma perda substancial da resolução, já que são necessários múltiplos pixeis do ecrã para produzir um dos pixels "holográficos" (um para cada micro-lente), fazendo com que o ecrã Full HD fique com uma resolução efectiva de apenas 160x104 pixeis. Mas, isso é algo que no futuro poderia ser resolvido com ecrãs de maior resolução e micro-lentes melhoradas (isto se o Magic Leap não tornar tudo isto obsoleto entretanto).

Para além do ecrã, a flexibilidade é também utilizada como forma de interacção, sendo possível dobrar o ecrã para manipular a profundidade de objectos num espaço 3D. Um projecto bem curioso que nos pode revelar algumas das coisas que se poderão vir a tornar comuns num futuro não muito distante (supostamente, estará para chegar uma nova geração de smartphones com ecrãs flexíveis.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)