2016/05/31

Pump Express 3.0 da MediaTek carrega 70% em 20 minutos

O Quick Charge da Qualcomm já se tornou sinónimo de carregamento rápido, mas a MediaTek espera conseguir fazer com que essa designação seja ultrapassada pelo seu Pump Express 3.0 - como nos conta o nosso Luis Costa.


Enquanto não chega uma nova tecnologia de baterias com melhor autonomia, os fabricantes apostam em sistemas de carregamento rápido para contornar esta questão. A Qualcomm já nos fez chegar o Quick charge 3.0, sobre o qual já tivemos oportunidade de falar. Chega agora a vez da MediaTek que nos propõe o Pump Express 3.0. Esta nova versão de sistema de carregamento promete fazê-lo mais rapidamente e com menor emissão de calor e a MediaTek não está com meias medidas ao classificar este seu Pump Express 3.0 como o sistema mais eficiente no mercado.

A grande bandeira desta tecnologia está nos 70% de carga que consegue obter em apenas 20 minutos, o que bate os valores apresentados pelos seus concorrentes. O Samsung Galaxy S7 por exemplo, carrega 41% em 30 minutos. Para se poder fazer uma comparação, falta saber qual a capacidade da bateria utilizada pela MediaTek nos testes, dado essencial para credibilizar os resultados que a marca apresenta (uma coisa é carregar 70% de uma bateria de 2000mAh; outra será carregar 70% de uma bateria de 4000mAh.)

O Helio P20 SoC será o primeiro processador da MediaTek a chegar ao mercado com esta tecnologia.


O Pump Express 3.0 já utiliza o USB Type-C Power Delivery, evitando os problemas de compatibilidade desta nova ficha e aumentando a eficiência, o que resulta numa menor dissipação de calor.

Esta solução não é novidade, basta seguir a novela com o LG G5 para ficarem a conhecer uma solução semelhante. O problema é que o USB Tipo C limita o carregamento a 3A x 5V -15W, e no caso da MediaTek temos 6V e 5A+ o que contraria o definido pela norma para este tipo de ligação.

Seria bem melhor que os fabricantes se entendessem e trabalhassem em conjunto, respeitando as normas estabelecidas, o que iria também permitir ao utilizador utilizar outros carregadores que não o do seu equipamento, sem qualquer preocupação.



Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)