2016/05/31

Samsung vai adicionar publicidade aos televisores com nova actualização


A Samsung já passou por alguns incidentes que referiam potenciais abusos de privacidade das suas smart TVs - como a de poderem escutar as pessoas em casa - mas agora prepara-se para enfrentar outro, se avançar com a intenção de adicionar publicidade aos seus televisores na Europa.

Ainda recentemente falamos de um caso de uma app que ganhou popularidade e depois se aproveitou da sua fama para inserir publicidade abusiva na mesma, levando ao afastamento de grande parte dos seus (ex) fãs. Agora, parece que a Samsung quer recorrer à mesma técnica, com uma actualização que irá passar a apresentar publicidade nas suas smart TVs.

A apresentação de publicidade nas TVs da Samsung não é propriamente nova, e já tinha sido aplicada aos modelos destinados aos EUA - onde não faltaram pessoas espantadas ao descobrir que até os filmes que tinham comprado estavam a ser interrompidos por publicidade. Também outros fabricantes (LG, Panasonic, etc.) têm feitos algumas experiências e tentado transformar os seus ecrãs em painéis publicitários... mas com a Samsung a deter uma percentagem mais significativa de televisores, esta actualização tornar-se-á mais problemática - não se sabendo bem até que ponto é se poderá considerar legal. Afinal, um utilizador compra um produto... e não gostará de ver que alguns meses ou anos mais tarde, a "melhoria" da última actualização do firmware consiste na apresentação de publicidade.

Mesmo que a Samsung disponibilize uma opção para desligar a publicidade (mau será se não o fizer), não deixa de ser uma daquelas manobras que se tornará num pesadelo de relações públicas e que prejudicará gravemente a sua reputação. E isto, principalmente, pela forma como é feita - porque não seria difícil imaginar que, se fosse feito de uma forma mais humilde, muitos utilizadores até nem se chateariam com ter mais uns blocos no seu menu com publicidade.


Se a ideia é transformar os televisores em painéis publicitários, então estará na altura de inverter a situação: quanto é que me pagam para eu trazer um ecrã de 100" para casa? :P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)