2016/05/30

Samsung mostra ecrãs 4K e lightfield para VR


A Samsung tem feito forte aposta no VR - como demonstra o seu GearVR - e para o futuro vai preparando coisas ainda mais apetecíveis como ecrãs 4K e lightfield.

Uma dos aspectos mais críticos nos sistemas VR actuais é a resolução dos ecrãs utilizados, e que mesmo recorrendo a ecrãs Full HD ainda fazem com que ainda seja bem visíveis os pixeis. Isso é algo que a Samsung quer resolver usando um novo ecrã de 5.5" com resolução 4K (3840x2160) que resulta nuns incríveis 806ppi.

Há que referir que a Sony já utiliza um ecrã 4K no seu Xperia Z5 Premium, mas que esse modelo também demonstra as complicações a isso associadas: o smartphone funciona apenas em resolução Full HD para a maioria das operações, activando a resolução 4K apenas quando se estão a ver fotos ou vídeos. Até que os GPUs mobile tenham capacidade para processar imagens nestas resoluções, não faz muito sentido utilizar um destes ecrãs (embora possam ser vantajosos para utilização em óculos VR para os computadores desktop.)

Mas, talvez ainda mais interessante - embora complicado de demonstrar num vídeo "2D" - a Samsung também está a trabalhar em displays lightfield de alta resolução, cuja principal vantagem face aos actuais ecrãs, é a de permitir criar imagens 3D que realmente permitem que os olhos se foquem à distância correcta dependendo da distância dos objectos virtuais - em vez de se manterem focados sempre à distância do ecrã (um dos factores que causa o "incómodo" que muitos sentem ao experimentarem óculos VR).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)