2016/06/15

10 pormenores do iOS 10 que vais querer conhecer


A Apple já apresentou o seu iOS 10, mas como é habitual, são muitos os detalhes que nem são referidos; eis alguns deles que serão de interesse para a maioria dos utilizadores de iPhones e iPads.

Entre tudo o que já dissemos sobre o iOS 10 (incluindo a capacidade de "desinstalar" apps do sistema), continuam a existir alguns pormenores no iOS 10 que virão dar resposta a pedidos que muitas pessoas fizeram incessantemente ao longo dos anos - com algumas delas a verem agora esses pedidos respondidos.

1.Wake Alarm

Para quem gosta, ou pretende, manter um ciclo de sono regular deitando-se e acordando sempre à mesma hora, o iOS 10 oferece o Wake Alarm. O utilizador precisa apenas dizer a que hora quer ir para a cama e levantar-se, e o iPhone trata de lhe lembrar que está na hora de ir dormir e tocará o despertador para o acordar no momento indicado. Inclui também um gráfico com a análise de sono que mostrará se estão a fugir muito às horas de sono desejadas (é melhor eu nem activar isto, senão vou-me assustar com os resultados).

2. Lanterna com intensidade ajustável

Se a "lanterna" do vosso iPhone é demasiada intensa para o que pretendem, vão gosta de saber que com o iOS 10 a lanterna pode ser ligada em três intensidades (fraca, média, alta) assim podendo ajustar-se à função pretendida.


3. Recibos de leitura por pessoa/conversa


Se achavam inadequado que no iMessages apenas pudessem seleccionar recibos de leitura para "tudo ou nada", com o iOS 10 passam a poder fazê-lo de forma individual para diferentes contactos ou conversas. Podem assim activar recibos de leitura para amigos e familiares; mas não o fazer para outros contactos em que não desejem revelar se já leram ou não as suas mensagens.


4. Optimização do espaço para a música



Se são daquelas pessoas que ainda usa o iPhone como iPod com milhares de músicas, o iOS 10 ajudará a não ficarem tão limitados de espaço. Com a função de optimização podem definir qual o espaço mínimo que desejam reservar para as músicas (nenhum, 4, 8, 16 e 32GB). Assim, no caso de começarem a ficar com pouco espaço para apps, o iOS irá automaticamente apagar a cópia local das músicas que já não ouvem há mais tempo.


5. Novo som do teclado




Eu faço parte daquelas pessoas que tira o som do teclado em qualquer dispositivo touch que uso, mas se são fãs do "barulho" irão reparar que o iOS 10 vem com um barulho diferente ao pressionarem as teclas virtuais (se será bug por se tratar de uma versão beta ou se é para ficar mesmo assim, teremos que esperar para ver.)=


6. Filtros de cor para daltónicos (mas não só)


Nas opções de acessibilidade temos um modo de filtros coloridos que permite alterar as cores do ecrã de modo a facilitar a utilização por pessoas daltónicas - ou que dará a possibilidade de qualquer pessoa poder ajustar a tonalidade de cores do ecrã a seu gosto (no fundo, uma expansão da técnica que já é aplicada no modo de cores nocturna.)


7. novo icon de regresso à app anterior


A opção de regressar à app anterior quando se abre uma app a partir de outra continua a ser uma das coisas mais mal feitas pela Apple (obrigando a clicar num espaço reduzido na barra superior de estado), mas no iOS 10 a indicação passa a usar um icon que permitirá poupar algum espaço. Não que isto signifique que a coisa fique bem feita assim....


8. Fotografias e edição de fotos em RAW


Os fãs da fotografia passam a poder captar e editar fotos em RAW, o que não só permitirá tirar o máximo proveito das câmaras dos iPhones actuais, como poderá fazer antever que a Apple prepare grandes novidades nesta área para a próxima geração de iPhones.


9. Control Center com múltiplas secções



Com o Control Center a ser uma forma fácil e prática de aceder a funções frequentes, o crescente número de opções começava a torná-lo demasiado confuso e complicado. No iOS 10 o Control Center continua a ser acedido com um deslizar de baixo para cima, mas está agora dividido em múltiplas secções que podem ser acedidas com swipes laterais.


10. Widgets no lock screen



 Não deixará de ser caricato que no iOS 10 a Apple implemente algo que no Android existia mas foi removido. Os widgets no Lock Screen podem não ter tido sucesso no Android, mas prometem ser uma funcionalidade bastante útil no iOS, facilitando a apresentação de informação que se considere importante, assim como o acesso rápido a funções e serviços. (E não esquecer que agora ficam activos mal se levante no iPhone, sem que seja necessário clicar no Home Button para ligar o ecrã.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)