2016/06/28

Análise ao Elephone P9000


Nos últimos anos temos sido invadidos por cada vez mais smartphones de marcas chinesas, e uma das coisas que se torna notória, é que estes equipamentos têm tido um substancial aumento na sua qualidade. Um dos modelos que o poderá demonstrar é o Elephone P9000.

O Elephone P9000



O Elephone P9000 é um smartphone com ecrã Full HD de 5.5", CPU MT6755, 4GB de RAM, 32GB + microSD até 256GB, câmara de 13MP com laser autofocus, sensor de impressões digitais na traseira, USB Type-C com quick charge, bateria de 3000mAh e Android 6.0. No papel tudo temos uma máquina interessante, e que na prática também causa logo uma boa primeira impressão, chegando numa caixa em plástico (que assim amplia as possibilidade de ser ser reutilizada para outras coisas). Dentro da caixa, para além do smartphone, temos apenas um cabo USB Type-C, um "pino" para ejectar os slots do cartão SIM e microSD, e uma capa de protecção transparente.



O Elephone P9000 tem uma construção em metal com muito boa qualidade, com a parte de trás a ter o tipo de acabamento "sandstone" que foi popularizado pela OnePlus. A única coisa a salientar e que do lado esquerdo temos um botão adicional que serve como atalho para um número alargado de funções à escolha: desde acesso à câmara, ao mail, mapas, mensagens, etc.

A câmara


Para um smartphone que faz questão de usar um sensor Sony e com sistema de focagem "laser", o Elephone P9000 cria bastante expectativas quanto às prestações da sua câmara... expectativas que poderão sair defraudadas. O P9000 é capaz de tirar fotos razoáveis, mas que estão longe de impressionar (e com uma estranha propensão para ficarem com uma tonalizada "roxa"). O sistema de focagem, mesmo sendo "laser", também está longe de ter uma velocidade imediata quando se tirar fotos a algo a curta distância. É coisa que tem vindo a ser melhorada com as actualizações lançadas pela Elephone... mas não esperem milagres. No vídeo, estamos limitados a uma resolução máxima Full HD.

Uma coisa incrivelmente frustrante é o barulho de "disparo" que faz a cada foto... e que será capaz de acordar a vizinhança. ;P





Em funcionamento


Com a questão da qualidade aparente de fabrico arrumada, ligar o Elephone P9000 mostra-nos um ecrã cheio de cor que cativa os utilizadores com wallpapers bem engraçados (as primeiras impressões contam.) No entanto também revelam que, mais uma vez, temos uma marca a fazer publicidade enganosa... no seu site oficial a Elephone continua a apresentar o P9000 como sendo um smartphone com ecrã "sem margens", quando na realidade temos margens bem visíveis...


Era perfeitamente escusado fazerem este tipo de coisa, que só servirá para dar má nome à marca - ainda mais quando as margens do P9000 não são exageradas, e conta com secções superior e inferior com tamanho bastante reduzido.

Falando da parte inferior, é aqui que temos também uma característica "incomum". Em vez dos tradicionais três botões touch, este smartphone tem apenas um único botão touch que acumula todas as funções: um toque tem a função de "back", dois toques tem a função "home", e um toque contínuo dá acesso às apps abertas. É algo que funciona bastante bem após um curto período de adaptação (e quem não gostar pode facilmente optar por usar os botões virtuais no ecrã).



O botão lateral de atalho pode ser configurado para diversas funções, incluindo coisas como o acesso à Play Store (mas provavelmente fará mais sentido usarem-no para aceder directamente à câmara); e para além disso temos uma grande variedade de opções de personalização, incluindo coisas como double tap to wake, gestos para lançar apps, etc. etc.

Mesmo com todos estes extras, as alterações acabam por ser praticamente invisíveis, deixando-nos com um Android 6.0 visualmente intocado. Será preciso ter apenas atenção a alguns pormenores; por exemplo, o processo de actualização OTA para uma nova versão estava a dar-me erro após ter feito o download da actualização - e acabou por ser a app de actualização que não tinha permissões para aceder aos ficheiros... (é um detalhe, mas que pode frustrar alguns utilizadores.)



Quanto ao desempenho, o seu CPU P10 octa-core é suficiente para fazer com que a maioria das funções decorra sem hesitações; tendo no entanto a propensão para aquecer quando se começa a puxar por ele por períodos mais longos (o aquecimento também se faz sentir no processo de recarregamento - que conta com quick charge mas é sabotado pela ausência de um carregador incluído).


Quanto ao sensor de impressões digitais, o P9000 volta a lembrar-me porque motivo não sou fã dos sensores na parte traseira. É que embora esse posicionamento possa ser prático para o uso "na mão", torna-se um grande incómodo para quem utiliza o seu smartphone pousado numa mesa - mas pronto, isso é algo que dependerá do tipo de uso que cada um lhe dá; e quanto ao seu funcionamento, é bom ver que estes sensores estão cada vez mais imediatos e com taxa de erros cada mais reduzida (numa das últimas actualização a Elephone passou a usar o sistema do Android 6.0 para as impressões digitais, em vez de ter uma implementação própria, o que é sempre positivo.)


Apreciação final



O Elephone P9000 é uma excelente surpresa, que mostra que a ideia de que os smartphones chineses económicos eram produtos de baixa qualidade já pertence a um passado distante. Se o passarem para a mão de alguém que nunca tenha ouvido falar em Elephone, não será difícil obterem impressões que apontem para que este smartphone custe 400 ou 500 euros, ou mais (tive uma estimativa de um conhecido que apontava para os 600 euros) - o que servirá para comprovar a sensação de qualidade que este equipamento transmite.

Outros pormenores, como a presença do botão de atalho, ou a utilização de apenas um botão touch, também são simpáticas e diferenciadoras; mas por outro lado temos coisas como uma câmara que se esperava que fosse melhor, ou a ausência de um carregador incluído, que permitisse por à prova o seu sistema de carregamento rápido que promete carregar mais de metade da bateria em menos de 30 minutos (usando um carregador Anker obtive resultados idênticos).

Claro que é preciso não esquecer que estamos a falar de um smartphone que custa menos de 200 euros, e que portanto todos os prós e contras têm que ser relativizados em função disso; sendo também por isso que o P9000 sai daqui com um:


Elephone P9000
Quente


Prós

  • Qualidade de construção
  • Tamanho "compacto" (para um modelo de 5.5")
  • Preço



Contras

  • Qualidade da câmara abaixo do esperado
  • Aquecimento exagerado ao carregar


Agradecimentos: queremos agradecer à TomTop a disponibilização deste Elephone P9000 para testes.

Galeria de imagens







13 comentários:

  1. Depois de uma experiência falhada com um bluboo xtouch que mandei para traz depois de observar que o gps só funcionava quando estava parado estive reticente em apostar num outro smartpone chinês mas lá me decidi em encomendar o elephone p9000. Ao fim de uma semana de utilização estou satisfeito. O ecrã de 5.5" está se a revelar uma boa escolha em relação ao bluboo de 5", o gps fixa em 2 ou 3 segundos e não perde sinal. Também tenho preferência pela localização do sensor de impressão digitais na parte da frente mas com o smartlock pode ficar posado e estar sempre desbloqueado nos locais configurados. Na parte negativa, tive que mandar vir o carregador a parte, continuo a não perceber porque não vem junto com o telemóvel e sim aquece quando está em uso mais intensivo e no carregamento que demora aproximadamente 1 hora.

    ResponderEliminar
  2. Se nao estou em erro já existe um "hack" no XDA para a câmara que introduz melhorias significativas.

    ResponderEliminar
  3. Eu estou a considerar este como hipótese para substituir o UMI Super, são bastante parecidos mas este tem o "upgrade" do NFC e segundo a Gearbest também tem wireless charging, confirma-se? E notification LED, tem? Não era coisa que tivesse em muita atenção até ver o telemóvel da mulher que não tem e sinto a falta. De resto parece uma boa escolha. Algum problema crónico conhecido que deva considerar?

    ResponderEliminar
  4. Estou com problemas para fazer a ultima atualização, alguem pode ajudar? Deixo o meu mail. Danyx00@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se possível olhar sua caixa de entrada do e-mail que passou (Danyx00@hotmail.com). ─ Grato

      Eliminar
    2. tb estou com problemas na ultima atualização. Não consegue instalar, ao reiniciar nada acontece e fica ali bloqueado... mais alguem sabe? email - sergiofcvicente@gmail.com - Obrigado

      Eliminar
    3. Boas! A mim acontece o mesmo, fica horas a fio e nao actualiza nada...Se alguem souber como fazer por favor diga alguma coisa para carl_cardoso@hotmail.com

      Eliminar
  5. Estou com problemas para fazer a ultima atualização, alguem pode ajudar? Deixo o meu mail. Danyx00@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Bom dia tenho um P9000 já alguns meses e tenho tido problemas com o identificador digital,muito lento, notificações sonoras nem sempre notifica, o ecrã está quase sempre no modo retrato,contra minha vontade é finalmente a qualidade das fotos são fracas

    ResponderEliminar
  7. Estou com problemas para fazer a ultima atualização, dá uma mensagem de erro ao nível de unzipp dos ficheiros, alguém pode ajudar? Deixo o meu mail cfsantos3938@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Também estou com dificuldade em efectuar a ultima actualização alguém me pode ajudar? O meu email é paulitosilvita@sapo.pt
    Obrigado e espero que me consigam ajudar
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Ao introduzir o cartão sim, pede o códico,depois fica ativo, mas entretanto desativa se sozinho. Tenho de estar permanentemente a ativar. O que devo fazer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta com outro cartão SIM se tiveres possibilidade, ou limpar o teu cartão (podem ser os contactos oxidados).

      Eliminar