2016/06/28

Google Earth recebe imagens actualizadas em alta-definição


Se são daquelas pessoas que ainda hoje fica fascinada pela possibilidade de espreitar o mundo visto lá de cima, vão gostar de saber que a Google actualizou as imagens do nosso planeta no Google Earth (e Google Maps) que passam a ter muito melhor resolução e nitidez.

Em 2013 a Google apresentou-nos um retrato da Terra livre de nuvens, conseguido à custa de processar biliões de pixeis de imagens obtidas pelo Landsat 7 - um satélite antigo e com problemas de hardware que complicavam ainda mais o processo por haver zonas "mortas" na área de captura. Agora, a Google refez todo o processo utilizando imagens do Landsat 8, lançado em 2013, e que conta com câmaras muito mais evoluídas.


O resultado é equivalente a passar da qualidade de imagem de um DVD para um Blu-Ray, passando o nosso planeta a surgir em alta-definição e permitindo ver mais detalhes que nunca. Podem espreitar as novas imagens usando o Google Earth, ou activando a vista de satélite no Google Maps.

[antes e depois]



Não deixem de espreitar a vossa casa, para ver que novidades por lá podem encontrar (carro estacionado à porta, ou obras recentes) - ou até para verificar se a resolução acrescida não passou a permitir ver algo que não gostariam que fosse visto. :)

Curiosamente, embora na app do Google Maps já me surgissem as imagens actualizadas, no browser ainda me surgem as imagens antigas, por estar numa área com "visão 3D" e as antigas opções que permitiam forçar o modo 2D -  usando o endereço https://www.google.com/maps/preview/?force=canvas - parecem ter deixado de funcionar. É a prova de que por vezes as "modernices" acabam por se intrometer e impedir de ver aquilo que queríamos ver. :P

6 comentários:

  1. Realmente...

    A comparação do antes e do atual...

    Antes https://goo.gl/photos/PW5ajvrBmMA2qjaf6

    Depois https://goo.gl/photos/DCWDutMymhKjvXmq7

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado... nao tinha aqui uma "antes" para fazer essa comparação. Assim já adiciono. :)

      Eliminar
  2. Dá para desactivar o modo 3D no "menu hamburger", topo esquerdo

    ResponderEliminar
  3. Bom, mas isto já chegou a Portugal?! Sou da zona de Almada e por estas bandas parece que não. Comecei por ver no Google Maps no Android. Tou com a versão beta no Android. Zona de Almada, imagens ainda prai de 2008 com as obras no metro de superfície. Nada alterado, sempre foi assim q vou ao Google maps ver a minha zona. Depois testo isto no Chrome/FF e vejo isto como está agora!!! Fico confuso. Na app do android tá uma coisa e no pc (browsers) tá outra?!? Apesar disso, não vejo nada de alta resolução nas fotos. Estarei enganado?? Portugal foi ou não foi contemplado por este upgrade de resolução ?! Ou so em algumas zonas?!
    Pralem disso vejo um user q diz q dá pra desactivar o modo 3D... eu, modo 3D ?! lol... desactivo aqui nos browsers e pimba, automaticamente a zona de Almada, muda das actuais imagens pras de 2008!!! Ahhh, então será por isso q a app android não mostra as imagens mais actuais... lol

    Mas que bela confusão praqui vai com o Google Maps.

    ResponderEliminar