2016/08/14

As (muitas?) falhas do sistema Auto-Pilot da Tesla


O primeiro acidente com uma vítima mortal num Tesla que seguia com o modo de piloto automático veio colocar as capacidades do sistema no topo das notícias, e hoje temos um vídeo que mostra como este sistema ainda tem muito que evoluir para se tornar naquilo que se desejaria que ele fosse.

Embora se possa considerar o sistema de piloto automático da Tesla útil e impressionante, será talvez mais realista considerá-lo como um sistema de cruise-control mais evoluído e não propriamente como um sistema de condução autónoma - e isto tendo em conta que se trata de um sistema "beta" que a própria Tesla refere que necessita da atenção constante e permanente dos condutores.

É que na prática, o sistema tem ainda enormes dificuldades em lidar com situações do dia a dia, que vão desde as dificuldades em detectar marcações na estrada em mau estado (ou em amarelo), veículos que se aproximem de estradas perpendiculares; ou até separadores centrais.

Ou seja... se por acaso tiverem oportunidade de conduzir um, convém não confiarem demasiado nas capacidades deste Auto-Pilot... pelo menos, por enquanto.


3 comentários:

  1. A pessoa a conduzir é sempre o último responsável... de certeza que está nas letras no contrato de compra... Não estavam à espera de dormir no acento pois não :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas a Tesla também tem responsabilidade por fazer publicidade enganosa (incluindo tweets da mulher do Musk em comportamento irresponsável ao volante).

      E quando todo o marketing, incluindo marketing viral, que fazem é a sugerir que o sistema tem muitas mais capacidades do que aquilo que tem na realidade.

      Eliminar
    2. Pois, mas legalmente o que interessa é o que está nos documentos oficiais e nao na perceçao popular.

      Eliminar