2016/08/10

Inbox ganha integração com o GitHub e botão para eliminar emails


O Inbox da Google tem sido uma excelente tentativa de reinventar a forma como se lida com o email, e que agora ganha integração com mais serviços e, finalmente, adiciona o muito pedido botão para eliminar emails.

Os utilizadores de serviços como o Trello e GitHub passarão a ver os respectivos emails formatados de forma muito mais útil, ao estilo do que a app já faz para muitos outros emails, e dando a opção para serem abertas directamente nas respectivas apps.


Os emails do Google Alerts também passam a ter tratamento especial, sendo apresentados de forma idêntica à que aparece no Google Now, facilitando a sua leitura rápida; e não menos importante, a Google dá finalmente resposta a alguns dos mais frequentes pedidos para esta app:

  • Passa a ser possível gravar anexos directamente para o Google Drive; assim como inserir links de partilha do mesmo directamente no Inbox;
  • Passa a ser possível arrastar contactos dos campos to:/cc:/bcc:
  • E por último - e aquele que eu pedia desde o primeiro dia - passa a estar disponível um botão para eliminar emails directamente da inbox sem ter que entrar em submenus!

Esta última funcionalidade continua a não ser tão prática quando um gesto de deslizar com opções múltiplas, como o mail do iOS faz (e outras apps) mas ao menos assim já me permite que dê uma nova oportunidade ao Inbox. É que embora tenha muitos emails que deseje manter arquivados, tenho também muitos que desejo eliminar... e era ridículo que a Google não contemplasse isso neste app (se bem que, na verdade, também na app do Gmail temos que optar por uma coisa ou outra... mas pronto, já estou habituado a viver com isso...)

2 comentários:

  1. O que mais me chateou no Inbox foi mesmo que arquivava os e-mails todos, o que era um comportamento diferente do GMail que os mantém na Inbox depois de lidos.

    ResponderEliminar
  2. Basicamente eles viram-se obrigados a mudar o paradigma. A ideia deles era mesmo ninguém apagar os emails. Se estava tratado/lido, dava-se como concluído e ele era arquivado. No entanto, eu e muitos outros utilizadores, não pretendemos manter emails que recebemos de newsletters e afins eternamente. Era algo há muito pedido por todos.

    ResponderEliminar