2016/09/14

Kit de condução autónoma de George Hotz chega este ano


Adicionar as capacidades de condução autónoma de um Tesla a qualquer* automóvel pode estar a apenas $999 de distância e ser feito ainda este ano, pois George Hotz parece estar mesmo prestes a cumprir a sua promessa de fazer chegar o seu kit Comma One ao mercado em breve.

George Hotz pode ainda ser associado ao unlock dos iPhones e ao crackanço da PS3, mas este ano está a dar que falar devido à criação de um kit de condução autónomo que já o fez entrar em guerra aberta com Elon Musk.

Por apenas 999 dólares, o Comma One promete adicionar a capacidade de condução autónoma a praticamente qualquer automóvel recente (* - desde que tenha volante eléctrico e esteja equipado com radar, o que já reduzirá imensamente a quantidade de veículos compatíveis), recorrendo a um módulo com câmaras que se encarregará de dar visão ao automóvel e permitir que um sistema de inteligência artificial controlo o automóvel de forma idêntica à de um condutor humano.

É um projecto ambicioso, e cuja velocidade de desenvolvimento e chegada ao mercado certamente estará a preocupar/embaraçar muitas grandes empresas que trabalham nisto há anos (décadas?) e que ainda não têm qualquer plano de fazer chegar qualquer produto em concreto ao mercado. Claro que com toda esta velocidade, George Hotz também se arrisca a enfrentar problemas complicados, bastando um acidente causado pelo sistema para que o mesmo seja imediatamente trucidado pelos seus concorrentes, que se apressarão a assinalar a sua falta de capacidade e os riscos de fazer as coisas de forma apressada.

Mas, esperemos que tal não suceda, e que ao invés disso venha contribuir para fazer chegar os sistemas de condução autónoma ao mercado, a preços acessíveis. (Só de pensar que algumas marcas cobram mais de $1000 para ter algo como câmaras na traseira para facilitar o estacionamento...)

4 comentários:

  1. Muito francamente, ele devia era focar-se em vender este serviço aos fabricantes e não directamente ao consumidor. Assim só se está a expor a problemas.

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente uma limitação adicional será caixa de velocidades automática... nunca pensamos nisso porque o projeto é americano (onde praticamente só vemos mudanças manuais nos filmes "fast and furious" :) ), mas a realidade é que não estou a ver como se consegue implementar isto em caixas de velocidades manuais - e sim, já estava na hora dos europeus deixarem-se de tretas e começarem a deixar de produzir carros com mudanças manuais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. só traz mais gastos...qual a real vantagem? ser mais pratico para quem inicia na condução?

      Eliminar
    2. Veículos comuns estão a perder as caixas manuais com razão, a condução torna-se mais económica e confortável e também por causa de outros sistemas que só funcionam se existir caixa automática tais como o bloqueio automático da transmissão e travões se a porta abrir, caixas com mais de 6 velocidades, veículos com mudanças no volante, estacionamento automático. Adoro carros antigos mas é óbvio que a mudança tem de ser feita.

      Eliminar