2016/09/01

Osmo Mobile é um estabilizador giroscópico para smartphones


Depois de nos trazer o Osmo+ com zoom óptico, a DJI apresenta uma versão do seu estabilizador giroscópico de mão que dispensa a câmara e é concebido para ser utilizado com smartphones.

O Osmo da DJI é um dispositivo impressionante, capaz de transformar as habituais gravações de vídeo "domésticas" em sequências estabilizadas dignas de uma produção profissional, e agora podemos optar por um modelo que reduz o sistema ao essencial: o sistema de estabilização.

Enquanto o Osmo e Osmo+ vinham com as câmaras da DJI (e um encaixe para se usar um smartphone como monitor), o Osmo Mobile dispensa a câmara, e aplica o sistema de suporte do smartphone na secção estabilizada. O resultado é um sistema de estabilização que dá aos utilizadores a possibilidade de usarem qualquer smartphone (ou câmara) que lá consigam encaixar.

A DJI também disponibiliza uma app que permite fazer algumas coisas interessantes, como o seguimento automático de rostos ou objectos; captura de fotos panorâmicas; ou programar a captura de timelapses com movimento da câmara. Por 349 euros não é propriamente barato... mas fica a praticamente metade do preço da Osmo com câmara integrada.







3 comentários:

  1. É um produto que parece ser bastante interessante mas com um preço acima do que vale a maioria dos telemóveis! De certeza que deve haver alternativas mais em conta.

    ResponderEliminar
  2. e para cameras de ação nada parecido e mais em conta?

    ResponderEliminar
  3. Eu fiquei fan do Zhiyun Z1 Smooth-C e sempre que filmo com o NExus 6P é este que uso. Mas a Zhiyun agora lançou o Smooth II que já tem mais um sistema de fixação do telemovel "mais pro" e tem umas novidades como bluetooth para se poder fazer o disparo da camara carregando no botão do gimbal.. A Zhiyun tem uma qualidade de construção muito boa (quase tudo em aluminio) e tem tido actualizações de firmware quase mes a mes que ao que parece vão sendo comuns a vários modelos, e nas ultimas melhoraram bastante a suavidade dos movimentos de panning... aqui ficam uns videos da praia feitos com estes 2 equipamentos que referi (a maior parte ainda com a versão de firmware anterior) https://www.youtube.com/playlist?list=PLHOiPdco71HRuMxQYbjTMa53GEZiGjhWa

    ResponderEliminar