2016/09/01

Notícias do dia

Huawei apresenta o Huawei MediaPad M3 e Nova/Nova Plus na IFA; o OneNote da Microsoft já ajuda a resolver equações matemáticas; a Samsung está a investigar relatos de Galaxy Note 7 a explodir; a Google poderá acabar com a linha Nexus já este ano; e a UE clarifica neutralidade da net e fecha a porta à internet "a duas velocidades".

Seguem-se as notícias do dia - mas antes, a obrigatória referência do nosso passatempo "gadget da semana" que desta vez está a oferecer uma pen USB 3-em-1 de 64GB.


Facebook Messenger ganha Instant Video



Actualmente não há falta de apps que permitam fazer videochamadas (até a Google recentemente nos trouxe a nova Duo), mas isso não impede o Facebook de continuar a adicionar coisas ao Messenger com o objectivo de evitar que os utilizadores saiam de lá. Com o Instant Video, os utilizadores do Messenger poderão dar início a uma videochamada a qualquer momento (desde que ambos os interlocutores estejam actualmente no mesmo chat.)

Não deixa de ser uma excelente táctica de tentar atrair pessoas que, até ao momento, não têm tido curiosidade em experimentar o vídeo. Sendo que, haverá sempre situações em que um vídeo vale por mil palavras... e que agora fica à distância de um toque sem ter que se sair do Messenger.


HDMI Alternate Mode permite ter cabos USB-C para HDMI



O USB Type-C quer tornar-se na ficha mais versátil de sempre, e para além de servir para o carregamento, transferência de dados, headphones, e Thunderbolt, também vai permitir ligar equipamentos directamente a dispositivos com portas HDMI.

Graças ao novo HDMI Alternate Mode, poderemos ter cabos USB Type-C - HDMI, acabando com as questões do MHL e demais sistemas concorrentes incompatíveis.


60 milhões de contas do Dropbox foram comprometidas (em 2012)



O roubo de dados do Dropbox já foi divulgado em 2012, mas só recentemente esses dados passaram a estar disponíveis publicamente na internet, e permitindo contabilizar a extensão desse roubo. São dados de 60 milhões de utilizadores, contendo os emails e as hashes das passwords.

Mesmo o Dropbox tendo usado um sistema considerado seguro para as hashes, a empresa já solicitou aos utilizadores que não mudaram a password desde essa altura, que o façam. (E no caso de usarem a mesma password noutros serviços - é também imperativo que as alterem... e deixem de usar passwords repetidas ou semelhantes em diferentes serviços.)


Router OnHub da Google já controla lâmpada Philips Hue



Um ano após ter sido lançado, o OnHub da Google começa - finalmente - a cumprir algumas das promessas iniciais, nomeadamente a integração com sistemas das chamadas "casas inteligentes", e que neste caso começam por se dedicar à iluminação. O OnHub passa a poder controlar as lâmpadas Hue da Philips.

... É um passo positivo, mas não se pode deixar de criticar a extrema morosidade com que isto tem sido feito. Quantos mais anos serão necessários para que o OnHub comece a tirar partido de todas as suas potencialidades, e - talvez mais importante - será mesmo este o caminho que se deseja seguir: de lançar produtos acompanhados de promessas... que poderão demorar anos a ser concretizadas, se o forem?


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)