2016/09/24

Plutão pode ter um oceano com mais de 100km de profundidade


A passagem da sonda New Horizons por Plutão permitiu-nos este ver este planeta anão com melhor qualidade que nunca, e essas imagens parecem dar credibilidade à possibilidade de nele se esconder um imenso oceano, com 100km de profundidade, que envergonharia aqueles que temos na terra.

Os investigadores acreditam que por baixo da sua superfície, Plutão esconde um imenso oceano de água líquida com mais de 100 quilómetros de profundidade. Os cálculos e simulações vão mais longe, ao ponto de até indicarem uma salinidade de 30%, idêntica à que temos no Mar Morto (e que, portanto, não estaria fora do reino das possibilidades credíveis.)

Embora seja fascinante pensar que este pequeno planeta nos confins do sistema solar possa ter um oceano de água líquida, não menos assustador será tentar imaginar o que será um oceano com 100km de profundidade. Na Terra, o ponto mais profundo que temos situa-se na fossa das Marianas no Oceano Pacífico, com quase 11 mil metros de profundida - e para ajudar a perceber o quão inacessível é, bastará referir que houve mais pessoas a pousar os pés na Lua, do que a visitar este fundo do Oceano (o último dos quais sendo, nada mais nada menos que o próprio James Cameron.)

O desafio de tentar atingir uma profundidade de 100km, bem... digamos que seria certamente interessante - e não tenho dúvidas de que haveria alguém a (tentar) encontrar formas de o fazer...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)