2016/09/24

A Terra está a perder oxigénio e ainda não se sabe porquê


O nosso planeta está a perder oxigénio, e os cientistas não sabem ainda porque motivo isso estará a acontecer. Mas antes que entrem em pânico, importa referir que se trata de uma perda de 0.7% ao longo dos últimos 800 mil anos.

Não há motivo para alarmes quanto à perda de oxigénio (muito mais grave e urgente será controlar as emissões de CO2), mas os cientistas estão intrigados sobre o que poderá estar a causar esta perda de oxigénio da atmosfera.

Importa referir que durante os primeiros milhares de milhões de anos do nosso planeta a sua atmosfera nem sequer tinha oxigénio, sendo necessário agradecer a umas pequenas algas que, graças à fotosíntese, começaram a "despejar" oxigénio para a atmosfera. Foi o que se poderá considerar um verdadeiro desastre ambiental, dizimando todos os organismos incapazes de resistir ao oxigénio... mas foi um desastre que permitiu a evolução seguir o curso que seguiu, e fazer com que aqui estejamos hoje.

Infelizmente, também já está mais que visto que temos feito um péssimo trabalho a nível da cuidar desta nossa casa, pelo que não me parece que esteja fora das possibilidades um dia destes (leia-se: daqui por mais alguns milhões de anos) esses organismos que originalmente por cá habitavam, ainda possam regressar e ficar a rir-se por último. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)