2016/10/03

Facebook Marketplace quer tornar obsoletos os sites de "compra e venda"


Há milhões de pessoas que já recorrem ao Facebook para anunciarem coisas que querem vender e procurarem coisas para comprarem (novas e usadas); mas o Facebook prepara-se para oficializar isso com o seu novo Marketplace.

Com o Facebook Marketplace o Facebook assume directamente as suas pretensões de se vir a tornar no local ideal para todo o tipo de negócios; tendo a seu favor algo que nenhum outro site desse estilo terá (talvez com a excepção da Amazon) que é ter uma imensa base de dados sobre o comportamento e preferências de cada utilizador.

Essa informação, associada aos seus algoritmos, faz com que o Facebook tenha muito maior capacidade de apresentar os produtos mais adequados a cada utilizador, o que será um factor crítico para o seu sucesso. Por exemplo, alguém que tenha andado a pesquisar por câmara fotográficas, poderá ver surgir no seu Facebook a sugestão de compra de uma máquina usada, que está a ser vendida na sua própria área de residência, a um preço "imbatível". E ao facilitar o processo de venda (que basicamente consistirá em tirar uma foto, acrescentar uma descrição e definir o valor) vai promover a adesão de muitos utilizadores que poderiam não se sentir à vontade para criarem contas noutros sites de compra e venda.

Estranhamente, o Facebook deixa de fora, por agora, algo que se pensaria ser essencial num serviço deste tipo: o feedback dado pelos utilizadores; mas é de imaginar que isso seja algo que venha a ser acrescentado a curto prazo. De qualquer forma, por agora é algo que não nos afecta, pois o Marketplace está disponível apenas nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Vamos lá ver se não demora muito a chegar até nós.


2 comentários:

  1. Pergunta: será que vão ser multados como a Google ?
    isto não será uma prática anticoncorrencial? Só com o Facebook os gajos dominam um mercado de 1,5 mil milhões de pessoas!

    Para não falar de apps como instagram e whatsapp.. Tudo comprado pelo Facebook. Continuo sem conseguir perceber como é que esta última parte aconteceu

    ResponderEliminar
  2. Parece me uma cópia do bem conhecido Marktplaats.nl que existe desde 1999 e que foi comprado pelo o eBay. A ver se sai mais original...

    ResponderEliminar