2016/10/11

Facebook Workplace para as empresas


O Facebook nas empresas pode ser sinónimo de distracção a eliminar, mas a ideia do Facebook é tornar-se numa ferramenta indispensável para as mesmas, com o seu novo Workplace.

Há muito que se sabia que o Facebook estava a trabalhar num "Facebook at Work", e o resultado é agora revelado sob a forma deste Workplace.

O Facebook tem grandes ambições para este Workplace, que promove como sendo a ferramenta colaborativa ideal para empresas de todas as dimensões, e que poderá revolucionar a forma como todos os seus elementos comunicam e se relacionam (e claro, não se esquecendo das comunicações entre diferentes empresas).

Como trunfo o Facebook aposta na facilidade com que esses utilizadores, que potencialmente já utilizam o Facebook no seu dia a dia para uso privado (e até para trabalho, por ser mais cómodo comunicar via Messenger/FB do que usando o telefone ou email), poderão dar uso a este Facebook para o trabalho; e continuando a ter acesso a praticamente todas as funcionalidades, como videochamadas, traduções, etc. É por isso um concorrente directo de serviços como o Slack, Yammer (Microsoft), Chatter (Salesforce), etc.


As empresas interessadas terão que pagar $3 por utilizador activo por mês, para os primeiros 1000 utilizadores; $2 para os seguintes, até aos 10 mil utilizadores; e $1 pelos seguintes. Sendo que um utilizador activo é aquele que fizer login e utilizar o Workplace pelo menos uma vez por mês - com o Facebook a estar confiante de que este seu serviço será suficiente para atrair os utilizadores (caso contrário, não receberia se ninguém o utilizasse).

O Facebook já conseguiu atrair para o Workplace empresas como a Booking (13 mil empregados), Starbucks (238 mil), Danone (100 mil), Royal Bank of Scotland (100 mil), Telenor (36 mil) entre outras. Nomes bem sonantes que poderão ser suficientes para que muitas outras também se sintam curiosas para ver o que este Facebook para empresas tem para oferecer. Mas, até "dói" só de pensar que uma empresa com 238 mil funcionários possa vir a pagar algo como 250 mil dólares por mês só para o Workplace! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)