2016/10/24

iPod faz 15 anos


Não faltam centenas de diferentes MP3 players no mercado, mas apenas um conquistou o mundo e serviu como rampa de lançamento para o sucesso da Apple deste novo século: o iPod.

Hoje em dia os MP3 players e os iPods já foram relegados para o campo da obsolescência, ou dos equipamentos especializados que alguns utilizadores procuram para algo específico - para todos os outros, o seu smartphone permite fazer tudo o que um destes leitores faria... e muito mais. Mas não se pense que os iPods foram um sucesso meteórico logo desde o início.

Quando os iPods foram lançados já o mercado estava inundado de leitores MP3 de diversas marcas. Também não ajudaria que, nessa altura (2001), os iPods apenas funcionassem com Macs, o que os eliminava logo à partida para todos os utilizadores Windows. Nessa altura eram comuns as dores de cabeça com os processos de organização e sincronização das nossas colecções musicais com os MP3 players, e terá sido essa uma das vertentes pela qual a Apple foi cativando mais e mais clientes para os iPods... até ao momento em que lançou o iTunes para Windows em 2003 e também a loja de música integrada... e daí para a frente, foi o que todos sabemos.

Avançando-se para a década seguinte não deixa de ser curioso que a chegada do iPhone tem passado por algo parecido. Também o primeiro iPhone era inicialmente bastante limitado (bastará relembrar que só corria as apps pré-instaladas da Apple) e foi precisamente a chegada da App Store que permitiu que o iPhone se tornasse no sucesso que permitiu à Apple atingir uma posição que poucos imaginariam que viesse a atingir (e no processo derrubando gigantes como a Nokia que se considerariam ser intocáveis)... Nada mau para uma empresa que estava em riscos de fechar no final do século passado... :)

1 comentário:

  1. Dos melhores brinquedos que já tive. A clickwheel era viciante. Sou por teimosia anti-apple, mas este produto, sempre me fascinou!

    ResponderEliminar