2016/10/29

Mars Orbiter espreita destroços do Schiaparelli em Marte


Depois do Mars Orbiter ter detectado algo que se acreditava ser o módulo Schiaparelli da missão ExoMars na superfície de Marte, deu uso às suas câmaras de maior resolução para tentar dissipar as dúvidas e parece ficar confirmada a teoria de que o módulo se despenhou.


Segundo os últimos dados enviados pelo módulo Schiaparelli, o mesmo terá pensado que já estaria perto do solo e iniciado a manobra de aterragem quando ainda estava a vários quilómetros de altitude - tendo até dado início aos procedimentos de medição que deveria fazer no solo, quando na realidade ainda estava em queda livre.

Felizmente temos em Marte alguns "paparazzi" que nos permitem espreitar o que por lá se passa, e a Mars Orbiter da NASA, captou a imagem acima, de alta-resolução, que comprova o que já se suspeitava: que o Schiaparelli se terá despenhado e explodido na superfície (provavelmente devido ao combustível que ainda transportava por não ter realizado a manobra de desaceleração prevista.)

Embora não tenha tido o desfecho que se esperava, temos o lado positivo de neste caso de poder ver o que se passou... em vez de se ficar a imaginar o que teria acontecido. Agora resta-nos esperar que a missão ExoMars para 2020 tenha melhor sorte na aterragem - pois aí já não se tratará de um "extra" mas sim o propósito principal da missão (nesta missão o objectivo era colocar um satélite em órbita, que foi conseguido com sucesso, com o Schiaparelli a ser apenas um módulo experimental que foi à boleia).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)