2016/10/18

Novos MacBook Pro vão abandonar ficha USB tradicional?


Depois de ter abandonado a ficha de 3.5mm dos headphones nos iPhone 7 a Apple poderá fazer o mesmo com as fichas USB tradicionais na sua nova família MacBook Pro que deverá ser revelada ainda este mês.

Embora por agora seja um rumor, há que ter em conta que o mesmo tem origem no mesmo site que previu correctamente que o abandono da ficha dos headphones nos iPhones - e penso que já ninguém iria estranhar esta decisão depois da Apple.

Supostamente, para os novos MacBooks a Apple optará por usar unicamente fichas USB Type-C, mais versáteis, e Thunderbolt 3; abandonando as fichas USB tradicionais e também a ficha MagSafe para o carregamento, que passará a ser feito via a ficha Type-C. A Apple já tem uma dock USB Type-C que adiciona portas USB 3.0, USB-C e HDMI; e é de imaginar que com a evolução neste sentido, este tipo de hubs futuramente venha a surgir integrado directamente em monitores ou outros periféricos, dispensando a utilização de hubs separados para esta função.

A mesmo site diz ainda que a Apple irá terminar a produção do MacBook Air de 11" sem planear um substituto (provavelmente direccionará essa função para o iPad Pro), e que os novos MacBook Pro de 13.3" e 15.4" serão apresentados ainda durante este mês de Outubro. Uma coisa é certa... não há falta de pessoas à espera destes novos MacBooks Pro e que têm adiado a compra de um novo portátil há muitos meses por causa disto.

2 comentários:

  1. O que seria de estranhar era que os novos MBP tivessem fichas USB antigas.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar