2016/10/01

Opera 40 chega com VPN gratuita


Depois de ter feito chegar a funcionalidade da VPN integrada à versão beta, é agora vez do Opera ganhar oficialmente uma VPN gratuita  na sua versão 40 - a par de outras novidades.

As VPNs permitem proteger as comunicações dos utilizadores criando um canal seguro - e são cada vez mais necessárias e recomendadas quando se está a utilizar uma rede WiFi pública ou desconhecida, por exemplo - e que também contam com um efeito secundário que é uma grande vantagem (e que por si só é suficiente para justificar a sua utilização, para muitos utilizadores) a de criarem a ilusão de que podemos estar noutros países.

Esta vantagem há muito que é utilizada por pessoas que desejam aceder a conteúdos com restrições geográficas (como os célebres vídeos que nos apresentam a mensagem "conteúdo não disponível no seu país), mas antes que fiquem com ideias, a Netflix também já bloqueou a VPN do Opera (assim como muitas outras). Pelo que, não poderão usar o Opera para espreitarem os conteúdos adicionais da Netflix nos EUA.

Mas para além da VPN gratuita no Opera 40 temos também outras funcionalidades interessantes, como modo de poupança de bateria, suporte directo para Chromecast, ad-blocker integrado, e até um leitor de notícias que suporta feeds RSS. Importará também relembrar que o Opera utiliza o Chromium como base, pelo que as diferenças visuais face ao que têm no Chrome não serão assim tão grandes.


1 comentário:

  1. Mas este Opera é já uma versão da nova casa mãe (chinesa), não é? Hummm...
    É como o Mega..., até o Dotcom diz para não usarmos...

    ResponderEliminar