2016/11/08

Gmail para iOS recebe finalmente a actualização esperada


A Google decidiu - finalmente - actualizar a app oficial do Gmail para iOS, e par do Material Design chegam algumas melhorias, subtis, mas positivas.

Se é certo que há apps da Google que parecem dar prioridade ao iOS, apresentado apps melhores e mais cuidadas do que para o seu próprio Android, no caso do Gmail não era definitivamente o caso. A app do Gmail para iOS fazia-nos recordar uma app da primeira geração do iOS, e bastava fazer um gesto de deslizar sobre um email para ver surgir um abominável botão de arquivar/eliminar sobreposto descuidadamente sobre esse email (e que já no início de 2015 era inaceitável). Mas depois de todo este tempo... temos finalmente essa questão resolvida.

A nova app do Gmail  segue as regras do Material Design, e embora ainda não nos permita ter simultaneamente activos gestos para eliminar e arquivar (como fazem outras apps, incluindo a app nativa de email da Apple), ao menos já não irá chocar ninguém com o tal botão pré-histórico. Em termos funcionais temos a chegada do "undo send", que permite cancelar o envio de um email enviado por engano; e talvez a melhor novidade: pesquisa bastante melhorada, com a sugestão/correcção dos termos a pesquisar e a apresentação dos resultados em tempo real.

... Nem que fosse só pelo facto de terem resolvido o problema do ridículo botão de eliminar no gesto, já seria uma actualização obrigatória para todos os que utilizam a app do Gmail em iOS.

8 comentários:

  1. Eu fiquei em pânico por não conseguir seleccionar diversos mails para apagar. Agora é preciso abrir um de cada vez para apagar? Se assim for, é menos uma app a ocupar espaço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fizeres um toque em cima do icon, ou long press em cima do email, surge a opção para seleccionar múltiplos emails.

      Eliminar
  2. Nenhuma app para e-mail chega aos pés do extinto Mailbox, que infelizmente foi comprado pelo Dropbox para ser descontinuado. Foi a única app que eu pagaria com gosto para manter viva. Agora utilizo o Spark, que não é tão bom quanto o Mailbox mas é bem superior ao Gmail e (obviamente) ao cliente nativo do iOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Explica lá em que é que cliente nativo é mau...

      Eliminar
  3. Mudaram foi o "toque" quando se recebem e-mail, o que me deixou algo confuso ao inicio, pois não sabia de onde vinham aqueles "toques". Enfim. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se desse para alterar o som das notificações era perfeita.

      Eliminar
  4. Fui verificar se valia a pena mais uma oportunidade, mas continua sem um uma caixa de entrada única. Para quem tem mais de uma conta gmail é um atraso. Fica para a próxima.

    ResponderEliminar