2016/11/15

Nintendo Classic Mini NES já corre Linux


Assim que vimos que a Nintendo Classic Mini NES era fácil de abrir depressa antecipamos que a comunidade de modding se apressaria a dar-lhe tratamento especial... e isso não demorou a comprovar-se, com alguns hackers a já terem conseguido que a mini-consola corresse uma versão de Linux.

Bem, na verdade a mini NES já corre Linux de origem, mas neste caso temos um hacker que recorreu aos ficheiros que a Nintendo disponibiliza (como manda o licenciamento open-source) e que com um pouco de trabalho adicional para extrair alguns ficheiros da consola, conseguiu que a mini NES corresse o seu kernel Linux personalizado.

Por agora este Linux ainda é bastante limitado, e ainda nem sequer se aventurou na possibilidade de adicionar novos jogos a esta mini-consola, mas é um primeiro passo importante que faz antever que a mini NES se vá tornar numa consola de culto com potencial muito mais vasto que o que a Nintendo tinha planeado.

Como dissemos, embora fosse difícil imaginar a Nintendo a facilitar o download e utilização de jogos, isso poderia ser feito acompanhado de uma vertente promocional que apelaria aos geeks e fãs. Por exemplo, disponibilizando ferramentas e SDKs que facilitassem a criação de jogos para esta NES, e deixando que a comunidade tratasse do resto. Sempre seria uma forma de mostrar algum respeito pela comunidade "homebrew" que tantas vezes se sente ignorada (para não dizer desprezada) ao criarem software e jogos não oficiais para as consolas da Nintendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)